quinta-feira, 19 de abril de 2012

Arquitetura e História.

Continuando minha fase "procurando belas arquiteturas": 

Sei que esse prédio é mais do que "batido", pois não tem quem não tenha uma foto fazendo "caras e bocas" na frente dele (micos de viagem né gente), mas encontrei uma matéria que contava algumas peculiaridades que achei bem interessante, fora o fato de ser a casa do John Lennon (que todos já sabem). 
O The Dakota mais conhecido como Dakota Building, foi construído entre 1880 e 1884.

É um projeto do arquiteto Henry Janeway Hardenbergh, que também desenhou o Plaza Hotel.






O cliente foi o presidente da máquina de costura, Singer Sewing Machine Company, Edward Clark.


De acordo com lenda popular, The Dakota foi assim chamado porque o local onde foi construído, na esquina da 72nd Street e Central Park West, era escassamente habitado e considerado tão longe quanto o território de Dakota.

O Dakota foi construído no formato de um quadrado ao redor de um pátio central. O pátio é acessível pela passagem em arco na entrada principal, para que carruagens puxadas a cavalo pudessem atravessar deixando seus passageiros desembarcar protegidos do tempo. 

O estilo de sua fachada é uma combinação feita no estilo Renascentista do norte da Alemanha.

O arranjo geral dos apartamentos no estilo francês foi feito de maneira que todos os cômodos sejam arejados dos dois lados (do lado da rua e do pátio) e isso era uma novidade em Nova York nesse período. Os edifícios construídos nessa época tinham apenas janelas de um só lado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.