terça-feira, 17 de abril de 2012

Dica de Livro: O Hormônio Nosso de Cada Dia.

Olá meninas 

Tudo bem? Dica de um livro sobre aquilo que mais afeta nossas vidas: hormônios, emoções. Achei muito interessante. Ótima leitura!!! E ainda soube que as autoras receberão seus leitores para uma noite de autógrafos. Super atenciosas!

24 DE ABRIL DE 2012 
Sessão de autógrafos do livro O HORMÔNIO NOSSO DE CADA DIA
Local: Livraria Cultura TÉRREO, Conjunto Nacional das 18h30 às 21h30.

O livro explica como ocorrem as variações hormonais no organismo fazendo analogia com personagens da literatura mundial.

Em “O hormônio nosso de cada dia: na química da emoção”, as autoras Eliana Guimarães Pyhn e Maria Lucia dos Santos mostram a importância do sistema endócrino para equilibrar as emoções no dia a dia



O que personagens de grandes autores da literatura nacional e internacional como Machado de Assis, Monteiro Lobato, Aluisio Azevedo, José de Alencar, Anton Tchekhov, Fiodor Dostoiévski, Leon Tolstói e William Shakespeare têm em comum com as reações hormonais do cotidiano?

A resposta é simples, tudo. Cada personagem expressa um tipo de sentimento como a dor, a angústia, o medo, a culpa, a paixão, o desânimo ou a ansiedade. E, através destes sentimentos, as autoras Eliana Guimarães Pyhn e Maria Lucia dos Santos colocam em prática todo o conhecimento adquirido ao longo de suas experiências profissionais para explicarem de forma cativante como essas reações são reguladas pelos hormônios.

Segundo elas, o livro aborda a inter-relação existente entre o sistema neuroendócrino (hormônios e neurotransmissores) e as várias manifestações emocionais e comportamentais presentes no nosso dia a dia. Dito em outras palavras, o livro explica a origem química das várias reações emocionais, já que elas são mediadas por substâncias químicas do grupo dos hormônios e neurotransmissores.

O livro explica ainda que as reações hormonais são responsáveis também pelas oscilações na pressão arterial, no ritmo cardíaco, no processo digestivo e em outras tantas funções do corpo humano.

Para fugir da linguagem técnica que às vezes torna a leitura densa, as autoras buscaram por meio de textos literários fazer uma analogia exaltando características sentimentais das personagens para elucidar cientificamente como o equilíbrio ou desequilíbrio orgânico tem interferência direta no humor, no temperamento, nas emoções e no comportamento diante das várias situações da vida.

“Em nosso dia a dia clínico e na relação direta com o paciente, sempre utilizamos o recurso da analogia para facilitar a compreensão, e os resultados são muito favoráveis. Portanto, temos uma facilidade grande em buscar exemplos elucidativos. Somando-se a isso, nós duas temos um gosto especial por leituras em geral e, pela literatura, em especial. Frequentemente, já analisávamos personagens sob nossa ótica profissional. Ao escrevermos esse livro, apenas focamos o aspecto hormonal”, relata as autoras.

Nesta obra são abordados diversos temas que estão relacionados com as reações provocadas pelos hormônios que vão desde o estresse diário, as alterações de humor, o acerto do relógio biológico, o peso da culpa na hora de exceder na comida, depressão pós-parto, depressão masculina, queda de cabelo e até a traição conjugal.

Em uma das passagens do livro na qual o tema abordado é o estresse, as autoras relatam “o stress é uma condição cotidiana das mais presentes na vida de todos nós, independente da idade, profissão ou condição social. Insegurança, preocupações, competitividade, perdas são situações que desencadeiam a ativação de áreas cerebrais e de glândulas e, consequentemente, a liberação, em cascata, de substâncias químicas que têm como objetivo dar ao organismo a resistência necessária para suportar a situação estressante”.

Porém, essas reações em desequilíbrio podem desencadear uma série de manifestações negativas como: taquicardia, alteração da pressão arterial, dores musculares, instabilidade emocional, distúrbios do sono, irritabilidade, agressividade, ansiedade, angústia e depressão.

Portanto, para não ter problemas com o estresse, é necessário manter o equilíbrio do organismo, ou seja, quanto mais equilibrado estiver o organismo (rejuvenescimento biológico) mais resistente estará às situações de estresse e menores serão os danos físicos e emocionais advindos do estresse.

Com a proposta de ampliar o conhecimento do leitor sobre o próprio corpo, Eliana e Maria Lucia, que também escreveram o livro Idade biológica: Comportamento humano e renovação celular ressaltam a necessidade de manter o organismo saudável e em equilíbrio, uma vez que, esse equilíbrio vai repercutir, inclusive, nas questões mais sutis das reações emocionais.
  
Sobre as autoras:

Eliana Guimarães Pyhn

Graduada em psicologia clínica, no Brasil, e em naturologia pela École Traitant de Naturologie Appliquée à la Santé (Etnas), na França. Especializada em iridologia pela National Iridology Research Association, nos Estados Unidos. Pós-graduada em medicina integrativa e medicina metabólica pela American Biologics International, nos Estados Unidos, e em biofísica quântica pela Université de Provence, na França. Coautora do livro De olho na saúde (1997) e de Idade biológica: comportamento humano e renovação celular (editora SENAC São Paulo, 2002) e fundadora do Pyhn Instituto Internacional de Biofisica Quântica.
  
Maria Lucia dos Santos

Médica e naturopata com especialização na Europa. Há cerca de 25 anos atua em hospitais públicos nas áreas de pediatria e clínica médica. Especialista no campo de medicina ortomolecular e nutricional. É palestrante com enfoque nos temas qualidade de vida, rejuvenescimento e saúde. Coautora do livro De olho na saúde (1997) e de Idade biológica: comportamento humano e renovação celular (editora SENAC São Paulo, 2002)

Informações técnicas:

Autoras: Eliana Guimarães Pyhn / Maria Lucia dos Santos
ISBN: 978-85-396-0092-2
Peso: 490 g
Formato: 16 x 23 cm
Lombada: 1,6 cm
Páginas: 272
Temas abordados: Comportamento humano – Aspectos endócrinos, Hormônios – aspectos fisiológicos e Neurotransmissores
Editora: SENAC São Paulo
Preço: R$ 53,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.