terça-feira, 8 de maio de 2012

Dicas para Conservação de Sapatos.

Olá!!

Quer cuidar melhor dos sapatos? Esses dias assisti a uma pequena palestra de como conservá-los e decidi postar um pequeno resumo. Achei legal a ideia afinal (não sei se com vocês é assim) não tem coisa mais chata do que perder aquele sapato ou até mesmo roupa que adoramos. 


Para limpar compro um limpador de couro chamado vendido em sapatarias especializadas, já até consegui tirar manchas de uma bolsa de cor clara só usando este produto. Mas já vou avisando que não faz milagres, dependendo da mancha é melhor levar em um local especializado.

Costumo usar aqueles renovadores de couro, que hidratam para não deixá-los com aquela aparência de velho. Costumo passar sempre que me lembro (pelo menos a cada dois meses ou uma vez por mês). Mas na falta de um hidratante específico para calçado, o nosso de uso diário pode ajudar.

Para sapatos feitos em napa e principalmente para os feitos em material nobuck, existem produtos tipo aerosóis que protegem e impermeabilizam seu calçado, evitando que ele suje tanto e fazendo com que ele fique praticamente impermeável a umidade externa.

Para calçados em couro tipo napa, limpe-o com uma flanela levemente umedecida em água morna, isto limpará seu calçado sem danificar a superfície do couro, pois a umidade que estamos utilizando na flanela não chega a penetrar em sua superfície e já será evaporada. 

Para calçados em nobuck, camurça, tecidos, cordas e afins, com o sapato seco, sem umidade, passe uma escova para calçado e ou esponja (espuma) isto não irá danificá-lo. 

Fazendo movimentos circulares lentamente para remover a sujeira mais grossa primeiro e sucessivamente até remover toda a sujeira. Após, se seu calçado for em couro tipo napa, aplique sobre ele um creme próprio para calçado (lojas de calçados e afins).

Evite expor seu calçado ao sol ou altas temperaturas, para secá-lo ou por qualquer outra razão. Além de ter alterada sua cor, ele perderá a maciez. 


Se o calçado estiver molhado, o sol é ainda mais perigoso. Deixe-o secar à sombra, em local bem ventilado, sempre na posição correta (sem pendurar ou virar para baixo).

Nobuck e camurça são os tipos de couro que mais sofrem com a umidade. Como é difícil evitar com que eles molhem, afinal também estamos sujeitas ao tempo quando saímos, você pode comprar um produto impermeabilizante, que são encontrados facilmente em embalagens do tipo spray à venda em lojas especializadas.

Se o couro for nobuck, camurça ou outro parecido, não passe pano úmido. Limpe seu calçado usando uma esponja ou escova, em movimentos, com muita delicadeza. 

Nunca lave seu calçado em máquinas de lavar etc (ah isso com certeza ninguém faz, mas não custa lembrar). O couro é transpirante e, portanto, também permeável. Por isso, água em excesso pode deformá-lo, alterar sua cor e roubar-lhe a maciez e ainda prejudica outros componentes do calçado. 

Se o couro do seu calçado for do tipo anilina ou seja, liso, você pode limpá-lo com uma flanela levemente umedecida. A umidade deve ser suficiente apenas para soltar a sujeira, sem penetrar no couro.

E aí, gostaram? Espero que tenha ajudado.

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.