quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exposição de Paulete Berger no Hebraica.

Oi meninas!!

Tudo bem? Espero que tudo ótimo para todas!! 

Essa semana acontece mais uma daquelas exposições bem legais (que eu com certeza vou) aqui em São Paulo, lá no Clube Hebraica. Acabei de ver o release e estou postando para quem gosta dessas exposições. Eu adoro!! 

O curador é Luiz Sternick.

“Acredite Afrodite” por Paulete Berger

Galeria de Arte “ A Hebraica”

Coquetel de abertura dia 19/5-sábado ,12h às 15h

Inspirada na mitologia e nos ditos populares, a exposição ACREDITE AFRODITE, é um olhar por inteiro, de dentro e de fora, nutrido pela nossa essência. E resvala na figura divina e humana, na busca por um interior espiritual e não um padrão social. Nas aquarelas em seda, nas máscaras e nas composições das obras, revela-se que é a nossa humanidade que nos move na teia da existência que transita entre o ser humano e seus rótulos, e nas diferentes qualidades divinas em nós. Num total de 20 obras, a artista mineira Paulete Berger mostra que “máscaras aparentemente tristes também fazem sorrir " e a mesma chave que serve para aprisionar, serve para libertar, basta girá-la no sentido contrário.

“Acredite Afrodite” –Paulete Berger

A artista plástica e engenheira mineira, Paulete Berger, a cada dia que passa e a cada exposição que realiza, nos mostra uma infinidade e uma pluralidade de ideias e materiais que se misturam e entrelaçam compondo uma arte contemporânea cuja linguagem é singular e forte, pois trata de arquétipos e mitos que foram desde tempos remotos, utilizados para falar da psique humana e sua relação com o mundo, seja ele interior ou exterior.

Jung temporanizou os mitos, sincretizando-os aos arquétipos de nossa psique. ”Segundo Jung, os mitos são expressões simbólicas de dramas internos, inconscientes, que revelam a natureza da psique.Possuem um estrato mais profundo, de caráter universal, estruturado por conteúdos tais como os motivos típicos da imaginação de todos os homens. Jung dizia também que a arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um, é a liberdade de expressão, a sensibilidade , a criatividade , é a vida”.

Esta exposição intitulada "Acredite Afrodite" tem uma grande abrangência neste sentido , pois caminha por percursos longilíneos, transitando entre o ser humano e seus rótulos, arquétipos , a variedade dos mitos.

A artista, nesta exposição quis expressar o que transcende no humano. Transcende porque a personalidade humana é ser e estar. A personalidade humana transita entre os dois o tempo todo.As obras de Paulete, mostram claramente isto, através de tecidos pintados por ela com a técnica aquarelada e máscaras, intuindo que o homem deve saber lidar com os vários papéis que assume na vida, vários personagens que transitam entre o ser e o estar .Entre arquétipos e mitos.

Entre a transição dos tecidos, das cores e máscaras, as sensações de nossos olhares nos remetem a simbologia do inconsciente coletivo, pois o ser humano, no dia a dia, se veste de mil e umas máscaras, mas a partir do momento que Paulete se utiliza das máscaras como objeto em sua arte, ela a torna estática e uma vez estática se perpetua porque é imóvel. Na imobilidade, a obra de arte confere a imortalidade e sua verdade entre ser e estar.

Data:

de 19/05 até 19/06

Data de abertura: 19/05 coquetel das 12hs. às 15:00.

Técnica: Técnica Mista em tecidos, argila e papel.

Horário da exposição: das 9hs. às 22hs. de terça à domingo.

Local: Galeria de Arte Hebraica

Endereço: Rua Hungria, 1000 - Jardim Paulistano.

Serviço de Manobristas (somente no dia da abertura) R$ 15,00

Tel: 3818-8800


Aberto ao Publico.

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.