quarta-feira, 20 de junho de 2012

Texto do Dia. Sêneca

Bom Dia pessoal!!! Tudo bem?

Esses dias foi uma correria que nem vou comentar, mas pelo menos sadia. Está me fazendo um bem!! Como é bom!! Mas sempre encontro um tempo para o blog, para vocês, claro.

E cada vez que estou escrevendo as postagens é uma alegria, porque adoro. Sinceramente não penso em número de pessoas lendo e tudo o mais, aliás nem me apego a isso, mas penso em cada pessoa, que já considero até amiga, por estar lendo. 

Afinal um amigo é aquele que te conhece, e quando escrevo algo no blog, estou permitindo que alguém leia o que penso, algo que só é possível a quem se permite fazer amigos. Não é bom? Adoro isso.

E hoje no meu tempo livre, estava aqui pensando na vida, lendo aqueles textos que gosto e encontrei este de Sêneca, um grande filósofo, que acho o máximo pois seus pensamentos refletem perfeitamente nosso cotidiano e, obviamente um texto tinha que vir parar no blog, para nós. 

A Sabedoria e a Alegria

"Vou ensinar-te agora o modo de entenderes que não és ainda um sábio. O sábio autêntico vive em plena alegria, contente, tranquilo, imperturbável; vive em pé de igualdade com os deuses.

Analisa-te então a ti próprio: se nunca te sentes triste, se nenhuma esperança te aflige o ânimo na expectativa do futuro, se dia e noite a tua alma se mantém igual a si mesma, isto é, plena de elevação e contente de si própria, então conseguiste atingir o máximo bem possível ao homem! 


Mas se, em toda a parte e sob todas as formas, não buscas senão o prazer, fica sabendo que tão longe estás da sabedoria como da alegria verdadeira. Pretendes obter a alegria, mas falharás o alvo se pensas vir a alcançá-la por meio das riquezas ou das honras, pois isso será o mesmo que tentar encontrar a alegria no meio da angústia; riquezas e honras, que buscas como se fossem fontes de satisfação e prazer, são apenas motivos para futuras dores".
Sêneca

Gostaram? Adorei este texto. Aliás para quem gosta de filosofia (eu amo), encontrei um site muito bom, com um conteúdo bem legal, chama-se www.filosofia.com.br. Ótimo!


Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.