quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ambientes da Casa Cor Bahia 2012.

Ambientes da Casa Cor Bahia 2012 esbanjam charme e criatividade. Há ambientes inspirados em Coco Chanel, que é um ícone de elegância, Marilyn Monroe e na Rússia com um toque baiano. 

Abaixo alguns destes ambientes super charmosos para quem gosta de decoração.

Marlon Gama produziu um espaço pensando na jornada extraordinária que teve a vida da lendária costureira e estilista da alta-costura francesa, Gabrielle Bonheur, mundialmente conhecida como Coco Channel.


Elementos importantes da vida e da personalidade dessa mulher atemporal que se tornou um símbolo de liberdade e estilo foram reproduzidos num ambiente clássico, luxuoso e elegante, exatamente como o conceito da sua marca é reconhecido ainda hoje.  



Detalhes nas cores bege, preto e branco, estão nos tecidos que remetem à estilista. 

O mobiliário tradicional francês, a arte sacra italiana e as esculturas de animais japoneses compõem o universo  requintado vivido por Channel. 

Precursora dessa mistura entre elementos ocidentais e orientais, já naquela época ela acreditava na cura dos cristais. Por isso, um grande lustre de cristal, igual ao que ela possuía em seu apartamento, foi reproduzido e trazido para a mostra. 



O loft da Coco Channel conta a história de uma mulher real, personificada com experiências de sofrimento e amor, marcada pela transgressão. Numa época em que as mulheres eram submissas e cavalgavam de lado, ela não quis se casar e usava calças de corte masculino. 


Ela se interessou pela leitura e tinha bons modos, brilhou em sua carreira como ícone da moda mundial. Como a maioria dos seus livros tinham capa vermelha, a tonalidade também estará presente na exposição. Camélias, espelhos, tapetes  e biombos completam a produção minuciosa construída pelo arquiteto. 



Em busca de um novo conceito que surgiria da união entre a força da tradição russa, contida sobretudo na alma dos czares, imperadores russos oriundos de César, e o charme da Bahia, o arquiteto Ed Vasco foi longe, e trouxe o clássico da Rússia com um estilo totalmente "abaianado”.



O arquiteto e decorador quis fugir do senso comum, abusando do humor e da ousadia criou um ambiente cheio de ginga e bossa. Russos e baianos contribuíram com suas características peculiares e são homenageados na 18ª edição da mostra. 



Assim como são fabricadas as famosas matryhoskas, bonecas russas feitas de diversos materiais com pinturas artesanais e que são colocadas umas dentro das outras, este ambiente foi construído a partir da atuação de vários artistas. 


Estão envolvidos no projeto, um ilustrador, um fotógrafo, um santeiro e um personal stylist, responsável pelo trabalho feito com as cores neons e outras surpresas que são apresentadas no espaço.



Aproveitando o novo conceito, que surgiu da união entre as salas de estar e jantar, o arquiteto Marcus Lima, e o designer de interiores Luiz Cláudio Motta, apresentam na mostra, o living.


Nessa parte do imóvel, é uma área de convivência, onde será possível receber amigos e fazer uma social light, ou apenas relaxar e ver TV na tranquilidade do seu lar.



Dentro dessa ideia, a dupla traz para a mostra uma alternativa inovadora, tapetes orientais antigos e reciclados. 

Para incrementar a decoração, obras de arte, lançamento do mobiliário Loja Básica, antiguidades, iluminação moderna da Omni Light, esculturas, um conjunto de oito quadros 1,20x1,20 e objetos exclusivos desenhados por Juliana Sedó, designer da Vallvé. Que é uma das empresas pioneiras na produção de peças em resina.



O arquiteto e urbanista José Marcelino construiu um loft moderno em uma área ampla, agregando funcionalidade e aconchego. Uma característica forte nesse ambiente repleto de novas tendências é a poltrona up 2000.  





É um espaço despojado e confortável, que foi pensado para o perfil do homem contemporâneo e notável admirador dos diversos tipos de manifestações artísticas. Afinal, estarão expostas  obras de arte, fotografias e objetos de decoração. Contando com a presença de móveis diferenciados, como o sofá Lego com cores fortes para aquecer o clima do loft.  



Para produzir um estúdio composto de sala e cozinha, os arquitetos Gabriel Magalhães e Luiz Claudio Souza, encontraram inspiração num dos maiores ícones de popularidade das últimas décadas, o "furação" Marilyn Monroe.

Em agosto, foi celebrado os 50 anos de morte desta grande diva do cinema. No entanto, ainda estão espalhados pelo mundo legiões de seguidores e fãs, para os quais ela permanece como símbolo da beleza e sensualidade feminina. 



O ambiente apresentado na Casa Cor Bahia, acompanha a tendência pop rock, caminhando para um viés artístico e super criativo, que pretende ousar com obras de arte bem interessantes.

Entre elas, uma imagem do fotógrafo paulista Marcelo Magnani, que traz justamente artistas presentes no cenário pop internacional como Amy Winehouse e a própria Marilyn Monroe,  desenhados como bonecos em miniatura e compondo uma imagem que simula a santa ceia eternizada pelos pincéis de Leonardo da Vinci.

A ideia é transportar o visitante para um espaço cheio de arte e cultura pop. Os arquitetos brincam com o glamour hollywoodiano do século 20, quando trazem a estética de uma das mulheres mais desejadas de sua época para um ambiente contemporâneo.

Há também um pendente, criado pelo designer Ingo Mauren e paredes totalmente revestidas de tijolinhos.


As arquitetas Adriana Lorenzo e Adriana Varandas pensaram em produzir um quarto  com os principais elementos que todo casal deseja. Um espaço intimista, aconchegante e confortável, que faça com que o casal se sinta bem e não tenha vontade de sair.

Para atingir esse objetivo, foram utilizados muitos recursos, um pé direito alto de 3.50 m e a vista privilegiada para o mar. 


Partindo de uma arquitetura contemporânea, o projeto utiliza materiais nobres e composições harmônicas e simétricas, buscando traduzir um ambiente sóbrio, elegante, livre de excessos, com peças de mobiliário e uma iluminação diversificada.


A integração da sala de banho com a varanda faz parte de uma grande tendência que traz a natureza para o espaço interior, criando espaços mais dinâmicos e amplos para o casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.