segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Assunto do Dia: Bikes.

Ontem passeando pela cidade vi muita gente andando de bike, aproveitando a ciclovia e me ocorreu  de escrever uma postagem sobre o assunto, visto a profusão de modelos e estilos de bikes que circulavam pela via e que me chamou a atenção.

As bicicletas hoje não são mais apenas funcionais. Elas passaram a representar também o estilo de vida e personalidade do seu condutor, através dos mais variados modelos e designs que vão do urbano ao esportivo, de passeio e até modelos vintage.



Separei em alguns grupos com fotos dos modelos que achei mais legais:

As de modelo Urbano são resistentes e funcionais, algumas até levam uma cestinha para acomodar pequenas compras e eventualmente, também acomoda um passageiro adicional. 

As de modelo Mountain Bike agregam suspensão dianteira ou integral para absorção de impactos além de um quadro reforçado e pneus um pouco mais largos, devido ao terreno acidental para o qual foram projetadas. Os modelos abaixo são da Cannondale e Rockrider.




As de velocidade são projetadas para percorrer longas distâncias e tem como principal característica a utilização de materiais que proporcionam a máxima leveza possível, o que traduz um aspecto esguio, inclusive dos pneus que são os mais estreitos de todos os modelos, além do guidão normalmente curvado para melhora do desempenho.

Quem não conhece a Caloi 10?


Além dos modelos acima existem os modelos mais estilosos para quem gosta de ser diferente em todos os momentos. Destes modelos encontrei uma marca pouco conhecida aqui no Brasil, que é proveniente da Califórnia, chamada Nirve, com um modelo vintage. 




As "magrelas" também foram febre nos anos 80. Quem nunca se arrebentou num modelo BMX do irmão mais velho? Ou não assistiu o clássico ET com a lua cheia ao fundo, enquanto o garotinho andava?

Na época o modelo foi projetado para terrenos acidentados, saltos e prática de freestyle, cuja tônica está na realização de manobras em ambientes urbanos, incluindo rampas, escadas, entre outras peripécias, ou loucuras se você não gosta da modalidade.


E novamente as bikes estão ganhando cada vez mais espaço, a se ver pela proliferação de ciclovias espalhadas pelas grandes cidades. E agora são até tema de livro como estilo: o Cycle Style, que mostra Londres pelos olhos do fotógrafo Horst Friedrichs, retratando moradores de todos os estilos em suas bikes, além de designers e fabricantes.

O Cycle Chic, de Colville-Andersen que traz fotos de ciclistas de várias partes do globo, com looks comuns do dia a dia, além de um texto que fala sobre a relação dos ciclistas com suas bikes, mostrando as diferenças de cada país.



E então, quem já aderiu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.