quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Exposição Gepetos de Praga.

Estou aqui para falar de uma exposição muito fofa que acontece aqui em São Paulo no Centro Cultural Caixa, chamada Gepetos de Praga. Bom, pelo nome já deu para imaginar que se trata de bonecos...pois então, são marionetes da República Tcheca.

Na história italiana, quem dá vida a Pinóquio é o carpinteiro Gepeto, cujo sonho de ter um filho é realizado quando o boneco se torna um menino de verdade.

“Gepeto remete a criadores. Todos nós somos criadores. Em nosso universo inconsciente, há um estímulo de trazer à tona os personagens que existem dentro de nós mesmos”, disse Clóvis Arruda, coordenador da exposição Gepetos de Praga.



Inspirados em 127 marionetes vindas da República Tcheca para a exposição adultos e crianças poderão se sentir como Gepeto.

Entre as obras da exposição, 90 são de autores contemporâneos, posteriores à década de 1950. O restante das peças são raridades, confeccionadas a partir de 1873.

Segundo o coordenador da exposição, as marionetes surgiram há muitos séculos na República Tcheca, vindas da Itália, Holanda e França e viraram tradição, tanto que até existem lojas especializadas em marionetes por lá.

A mostra também traz palestras voltadas para profissionais da área, além de oficinas para quem quiser aprender um pouco mais.

Eu participei e adorei a experiência de brincar um pouco de "Gepeto". Mas o meu bonequinho não dá para mostrar aqui...acho que não tenho muito jeito.


A exposição Gepetos de Praga é gratuita e vai até 2 de dezembro. O horário de visitação, de terça-feira a domingo, é das 9h às 21h, na Caixa Cultural São Paulo, localizada na Praça da Sé, 111. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3321-4400.

Recomendo para levar as crianças e para adultos também!!!

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.