segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Upcycling. Você sabe o que é?

Agora a nova onda é o upcycling! Você sabe o que é isto? O upcycling, que já faz sucesso na moda, também chegou à arquitetura. Trata-se da arte de transformar, literalmente, o lixo - mesmo aquilo que é descartado por quem recicla - em algo útil. E, no caso da decoração, útil e lindo!


Estas são algumas opções muito criativas de ambientes com materiais sustentáveis que foram utilizadas na Casa Cor Rio de Janeiro 2012.

No Estúdio Sustentável, de Leila Dionízios, o painel da cama foi feito com velhos caixotes e os pendentes são de papelão.


Como os carretéis, que viraram um abajur, e as sobras de madeira transformadas por um artesão em marchetaria para recobrir o tampo de um grande aparador – tudo isso na Loja Casa Cor, de Clara Madalon.


Jacira Pinheiro valorizou a sustentabilidade: em sua Sala de Almoço, painéis de parede, móveis e bancada da adega foram fabricados com materiais reaproveitados, assim como as paredes, revestidas com réguas de madeira de demolição.


Vale tudo no reaproveitamento de materiais. Gabriela Eloy e Carolina Travaglini, que assinam o Estúdio da Estilista, criaram uma luminária com o entulho de uma obra.


No Lounge do Hotel, de Gisele Taranto, a poltrona Monalisa é toda com cordas de garrafa Pet.


Madeira, tijolo aparente e caesarstone juntos, ao mesmo tempo e agora Em alta, tetos e paredes em tijolo aparente resgatam o estilo das antigas construções. Em contraponto, o caesarstone, pedra cortada à laser, outro novo hit da decoração, dá um toque contemporâneo aos espaços. 

Luiz Fernando Grabowsky recuperou as paredes de tijolo e o teto de madeira no Loft+ 20. 


No Estar Gourmet, Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz deixaram tudo aparente, dos tijolos maciços das paredes ao madeiramento do telhado, com suas tábuas sobrepostas. Lindo!


Alexandre Lobo e Fábio Cardoso (Apartamento Carioca) e Tiana Meggiolaro e Bia Mayrink (Sala Interativa) fizeram questão de descascar as paredes para exibir os tijolos.


Já Adriana Valle e Patrícia Carvalho preferiram forrar as paredes do seu Apartamento Temporada com pinus de reflorestamento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.