terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Alimentos que diminuem desconforto dos excessos das Festas de Fim de Ano.

Olá!!

Como ultimamente estou em meu "projeto saúde", além das corridas e caminhadas (dependendo do treino) tenho ficado bastante atenta com alimentação (docinhos só no fim de semana). Mas aí me lembrei esta semana de um pequeno detalhe: excessos das Festas.


Que atire o primeiro panetone que não se mata de comer nessa época...confessa vai!! 

E o excesso de alimentos nesta época do ano pode causar diversos problemas digestivos, como estufamento e azia, e além desses excessos ainda é comum a ingestão de bebida alcoólica. 

Então para ajudar o nutricionista Ricardo Zanuto dá umas dicas muito legais (tem até uns sucos no final do post):

Além da alimentação rica em proteínas e gorduras, outro fator que gera alterações no organismo é a ingestão de bebidas alcoólicas. “O fígado, principalmente, precisa reestabelecer o equilíbrio do organismo”, explica o nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto. 

Alguns alimentos podem diminuir o desconforto e mal-estar. Conheça 10 opções:



Arroz integral: é rico em fibras insolúveis, sendo uma boa alternativa durante as refeições, pois atuam como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. A quantidade recomendada desse tipo de fibra é entre 20 e 35 gramas por dia.

Couve: rica em fibras, tanto as solúveis quanto as insolúveis, é um potente aliado no processo digestivo e nas funções gastrointestinais. Contém flavonoides e carotenoides, importantes antioxidantes que auxiliam nas funções normais das células do corpo.

Além disso, possui sulforafano, isotiocianato e indóis, que são substâncias anticancerígenas e que atuam no fígado. Em 100 gramas de couve-flor há 2,4 gramas de fibras e a cada 100 gramas de couve manteiga há 3,1 gramas de fibras.

Gengibre: pode ser muito utilizado em problemas que afetam o trato digestório, como náuseas e dores abdominais, além de melhorar o funcionamento do intestino e acelerar o esvaziamento gástrico. A recomendação varia de 2 a 4 gramas ao dia.

Brócolis: é outra excelente opção de vegetal, fonte de fibras, que pode ser preparado junto com o arroz, nas saladas ou carnes. Para cada 100 gramas são 2,9 gramas de fibras. Apresenta substâncias, como isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e sulforafano, que atuam no organismo como antioxidantes e na eliminação de substâncias tóxicas.

Cenoura: é bastante utilizado na preparação de carnes, risotos, saladas e sucos. Uma ótima fonte de fibra, ela auxilia nas funções gastrointestinais e no sistema imunológico por meio da vitamina C.

Ameixa: é ideal para incluir em sobremesas, pois possui uma grande quantidade de fibras. É muito utilizada como laxante natural. As ameixas possuem, dentre outras substâncias, os fenóis (ácido neoclorogênico e ácido clorogênico) que são importantes antioxidantes, auxiliando no funcionamento normal das células do corpo.

Abacaxi e mamão: são duas frutas conhecidas por suas propriedades digestivas, além de possuírem grandes quantidades de fibras solúveis. Contêm promelina e papaína, respectivamente, potentes enzimas digestivas que auxiliam na digestão de alimentos com alto teor de proteínas, como as carnes. Consumir uma fatia de abacaxi, ou um quarto de mamão papaya já é o suficiente para auxiliar na digestão dos alimentos ricos em proteínas.

Chá verde: ele tem efeito antioxidante e capacidade anti-mutagênica, que garante proteção ao fígado. A recomendação é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado para gestantes e lactantes, pessoas com gastrite, úlceras gastrointestinais, com doenças cardiovasculares, doenças renais, hipertireoidismo, ansiedade, insônia e taquicardia.

Chá vermelho: acelera o metabolismo hepático (fígado), favorecendo a redução do colesterol e facilitador da digestão. A recomendação de ingestão é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado durante a gestação e lactação, para pacientes hipertensos, com úlcera gástrica e diabetes.

Ricardo Zanuto aconselha ainda a apostar em sucos que misturam vegetais, frutas e verduras para auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. Frutas, como abacaxi, limão, laranja, mamão e a melancia, podem ser consumidas com vegetais, como cenoura, agrião e hortelã.

Alguns sucos que podem ajudar:

Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes:
2 rodelas de abacaxi
1 colher de sopa de hortelã
300 ml de água

Modo de fazer:
Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado.

Suco de cenoura com limão

Ingredientes:
2 cenouras sem casca bem cortadas
100 ml de suco de limão

Modo de fazer:
Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado.

Suco de laranja/limão com agrião

Ingredientes:
Suco de 1 limão
100 ml de suco de laranja
2 folhas de agrião com talos

Modo de fazer:
Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado.

E então...gostaram das dicas?

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.