terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Decoração de Natal: guirlandas criativas!!

Olá!! 


Nem dá para acreditar que o Natal está chegando! Eu como sempre me dou conta de que o fim do ano chegou quando vejo as sacadas em frente ao meu prédio super enfeitadas para o Natal! Isso é até brincadeira aqui em casa...Podem imaginar o por quê! (risos). 


Então este é o primeiro post de Natal deste ano aqui no blog, com guirlandas super legais para você se inspirar!!

Cuidar para que a casa fique bem arrumada, mesmo que seja um enfeite simples, é muito bom. Deixar a nossa casa com a cara do natal é uma delícia!! 

É claro que nessa época cheia de simbolismos as cores também teriam que ter um significado. Sabe quais são? 

O verde simboliza renovação, regeneração e esperança e o vermelho fogo, poder e amor divino. Outra opção também bastante utilizada é a aplicação do dourado que está associado ao sol, a luz e a sabedoria, mas esta já requer maiores cuidados para não pender ao exagero. 

Guirlanda na porta, anjos na árvore ou sobre a mesa e velas espalhadas nos aparadores também são de praxe. A guirlanda é uma coroa de folhas e flores que na antiguidade ao ser pendurada na porta significava um pedido para movimentação espiritual. 

Divindades pagãs utilizavam a guirlanda (ou coroa) em honra a si mesmo (Osíris, Osis, Isva, Dionísio, Júpiter, Semírames, Ninrote, etc). Era um símbolo de consagração.

Mais tarde, foi inventado que as ervas utilizadas na formação das guirlandas, protegiam as casas contra bruxas, o que não era muito lógico, uma vez que as próprias bruxas eram adeptas do sentido desse objeto.

Você sabia que em algumas culturas, a coroa ou guirlanda de visco tem um significado sexual e está ligado à deusa viking Frigga, deusa do amor? Já na Roma antiga, ramos e plantas eram simbolismos de saúde. 

Então para inspirar na decoração, aqui estão algumas guirlandas super legais que encontrei:








De bolinhas (enfeites de árvores). No final do post tem uma dica que encontrei de como fazer uma guirlanda dessas. Um charme!





De botões!


Essa de rolhas é muito criativa!!!






    Com pinhas.




    E esta de gravatas? Não vale assaltar o ármário do marido!!! (rsrsrs)










    E até com fotografias em um cantinho legal da casa!



    Em minha pesquisa, acabei encontrando um site (http://www.oartesanato.com/956/guirlanda-de-natal-passo-a-passo) que dá a dica de como fazer uma dessas (com bolinhas de natal) em casa.


    Materiais:

    1 guirlanda de isopor para fazer de base

    Enfeites de natal em vários tamanhos (aqueles que são bolinhas brilhosas)

    Cola quente

    Fita para pendurar

    Passo a passo:


    Coloque a guirlanda numa superfície coberta com jornal ou algum outro papel. Pegue uma boa porção de fita (entre 1 e 2 metros) e amarre-a à guirlanda com um nó duplo para garantir que fique no lugar. Se deseja, pode adicionar uma gotinha de cola quente para maior segurança.

    Retire os ganchos dos enfeites, aqueles que ficam no topo para pendurá-los na árvore de Natal; tome cuidado para não quebrá-los. Agora arrume os enfeites natalinos ao redor da guirlanda, para ver como colocá-los.

    O melhor é colocar os enfeites de maior tamanho ao redor da guirlanda, tanto pelo lado de fora como pelo lado de dentro, e colá-los com o furinho onde estava o gancho para cima. Cole-os com a cola quente. Deixe que a cola seque e vire a guirlanda e os furos dos enfeites ficarão para a parte de trás dela.

    Continuar colando todos os outros enfeites na parte de cima da sua guirlanda, procurando que não fique nenhum espaço sem um enfeite, para que não apareça a guirlanda de isopor. Uma vez que a cola quente usada para colar os enfeites seque, você poderá pendurar a guirlanda natalina.

    Faça um laço nas pontas da fita que você já amarrou, na guirlanda de isopor. Coloque um prego forte na sua porta e pendure neste prego o laço feito. Você pode ajustar a altura da guirlanda na hora de fazer o nó inicial do laço.

    E então...gostaram?

    Bjos,

    4 comentários:

    Obrigada pelo comentário. Bjs.