quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Nova modalidade de esporte no litoral: kite surf.

Olá!!!

Hoje ao acordar a primeira coisa que fiz foi pensar em uma postagem sobre o que fazer quando não há o que fazer na praia, quando não tem sol, nem chuva, e está aquele dia bem "sem graça"...sabem?

Mas como sempre fico literalmente "à caça do que fazer" pegamos o carro e fomos seguindo o mar pela estrada que leva Barra do Sahí (onde eu estava), até Caraguatatuba (de onde voltamos depois) e nesse passeio encontrei um grupo praticando uma modalidade de surf que eu nunca havia visto de perto, em que é necessário um pouco de vento. 


Fiquei muito empolgada para contar aqui no blog porque o local onde o grupo de monitores estava ensinando a modalidade era em uma praia muito rasa (ótima para quem tem medo de nadar em alto mar, mas quer uma pequena aventura de férias e para quem colocou em sua lista de resoluções para 2013 a prática de um esporte). 

É claro que existem alguns pré-requisitos para a prática ou aprendizado, como saber nadar, por exemplo, mesmo nessa praia. 

Portanto, um bom conselho é saber um pouco mais sobre a prática, os perigos que ela envolve, se está adequada ao seu tipo físico, saúde, enfim...uma série de fatores.

kite-surf
O pessoal nas "aulas" na praia em que comentei com vocês.

Já viram ou conhecem o kitesurf?





É claro que estas duas fotos são com esportistas profissionais.




Kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa (também conhecida como papagaio) e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. 

A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos incríveis. 

Este esporte, relativamente recente, encontra-se de momento com grande popularidade e uma prática crescente no Brasil, em Portugal e no mundo. 

O kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas atingiu alguma popularidade em meados da década de 1990.

O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: "Kite", que significa pipa (papagaio em Portugal) e "Surf", do verbo inglês "to surf", que significa "navegar".

E então...gostaram?

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.