segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Organização: Cartões de Visitas.

Olá!!!!

Estamos sempre guardando cartões de visitas. Alguém já perdeu cartões importantes com contatos muito legais? Nós mulheres (se é que posso generalizar) que sempre estamos trocando a bolsa sempre precisamos ficar atentas.

Na semana passada ao começar a semana, logo cedo tive um pequeno "surto" ao perceber que não encontrava alguns cartões com telefones de alguns locais que eu precisava muito ligar. E me dei conta de que realmente meus cartões estavam super bagunçados. 

Aí resolvi organiza-los daquela forma que só fazemos uma vez no ano, ou no meu caso várias. Gente, já contei que não sou um exemplo perfeito de organização. Aliás, a perfeição passou bem longe de mim!! Mas confesso que tenho uma boa qualidade: vivo tentando (rsrs). Mas, como toda mulher, gosto de ver minhas coisas arrumadas, e sempre que tenho um tempo lá vou eu tentar melhorar um pouco.

E como vivo fazendo minhas pesquisas, também fiz a lição de casa aqui e vi algumas formas para facilitar a nossa vida, e uma delas (a mais fácil na minha opinião) coloquei em prática e fiquei muito contente com o resultado.

Para organizar os cartões, o ideal é aquela regra que vale para tudo: da forma mais fácil para você. Não adianta tentar milhões de coisas que não vão se adaptar ao seu dia a dia, e ninguém vai saber melhor do que você.


Uma forma fácil (ou não, dependendo da quantidade de contatos que você tem) é digitar todos no Outlook ou em uma planilha do Excel. Você pode organizar por nome em ordem alfabética, serviços, etc. E não esquecer de guardar seus cartões em ordem. 

O Outlook permite que você anote no seu arquivo de contatos, data de aniversário, observações, arquivos e anexos, além de linkar outros contatos registrados que possuem relação entre si. Isso é muito útil em gerenciamento de networks por exemplo.

Neste caso, uma dica muito legal da maior parte dos especialistas é completar com informações úteis que possam ajudá-lo a localizar a informação quando necessário: data do evento, área de atuação da empresa, descrição dos serviços prestados, e observações.


Se você pretende guardar os cartões físicos a melhor forma é utilizar fichários para cartões de visita, que permitem a criação de categorias, assim como arquivos de pastas suspensas. Você pode guardar cada tipo de contato em um álbum diferente como parceiros de negócios, fornecedores, clientes, lazer. Quanto mais segmentado melhor para você achar o que precisa na hora da correria.


Encontrei um site americano, o Etsy, com uma dica super legal e foi exatamente esta que eu usei para arrumar os meus. O que é preciso: um papel cartão para servir como uma capa para você colocar algumas observações, como por exemplo, o tipo de serviço, um furador, e argolas (que custam em média R$ 1,50). Depois eu mostro como ficou o meu.


E então...gostaram?

Bjos,


Um comentário:


  1. Boa dica! Desesperada aqui com os meus.
    Patty.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Bjs.