quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicas para aproveitar o Feriado de Carnaval sem problemas.

Olá!!!
Carnaval chegando!!! Quem está pronto para a festa? Claro que para quem gosta é uma festa e tanto! Viajar, aproveitar os dias de descanso ao lado de familiares e amigos (torcendo por um sol) é muito bom, mas o melhor de tudo é ficar bem depois. Ninguém quer ficar com a pele desidratada, com manchas, alergia, vermelhidão, indisposição etc. Concordam?

Independe do destino, é durante o carnaval que foliões abusam da exposição ao sol sem fotoprotetor, das bebidas alcoólicas, da alimentação gordurosa, da maquiagem, dentre outras exorbitâncias que causam arrependimento nos meses posteriores, pois, afinal de contas, o ano mal começou. 

Por isso, para que não haja sustos depois da festa, o Médico Dermatologista, Dr. Jardis Volpe, preparou algumas dicas primordiais e sugestões de produtos que não podem faltar na bagagem. Se pelo menos parte das recomendações forem seguidas, certamente a pele continuará saudável para os diversos feriados que ainda virão por aí. Confira:


Alimentação:
Frutas, verduras e legumes são bem-vindos, principalmente os que fornecem nutrientes à pele, com propriedades antioxidantes, como a cenoura e a alface, por exemplo. Portanto, refeições leves, sem exageros calóricos.

Atenção para os produtos do mar (peixes, camarão ou ostras). As frutas são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, além do elevado teor de água, como pera, uva e melancia. Aliás, a hidratação é o personagem fundamental em tempos de folia. 

Como recomendação geral, não consuma alimentos de procedência desconhecida, principalmente os vendidos em barracas de rua; nesta época, os mais acessíveis são também os mais perigosos, como os cachorros quentes, hambúrgueres e lanches com maionese.

Exposição ao Sol:
O horário (de verão) para um bronzeamento saudável é até às 11h e depois das 16h. Fora destes horários, é imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar e hidratar-se com muita água, e não com bebida alcoólica.

Caso queira fazer exercícios, é recomendável fazê-los bem cedo, ou no final do dia. A escolha do filtro solar é primordial. 

Para peles morenas, é recomendável o fator 15 e para as mais claras, o de 30. Fatores mais altos que 30 não representam uma verdadeira vantagem, pois não há ganho significativo em termos de porcentagem de proteção. O mais importante é a reaplicação a cada duas horas ou sempre que transpirar muito ou tomar banho de mar. Além disso, não deixe de passar o filtro solar também em dias nublados.

Óculos de sol - Não se esqueça de usá-los constantemente, porque o excesso de claridade da água ou da areia pode causar danos à córnea (inflamação).

Corpo:
Tome muita água, mais do que os dois litros recomendados por dia, porque a transpiração é muito mais excessiva nesta época. Na hora do banho, prefira a água de morna a fria, para não ressecar a pele e evite usar desodorante com alto poder antiperspirante, para não gerar inflamação.

Cabelos:
Lembre-se que couro cabeludo também queima. Portanto, use produtos específicos para proteção solar para os cabelos e use um chapéu ou um boné.

Na praia ou piscina, leve uma garrafinha com água mineral e molhe sempre os cabelos depois de mergulhar. Desta forma, você estará evitando o acúmulo de cloro ou areia nos cabelos. Se não for possível, use um xampu específico para equilíbrio dos cabelos na hora do banho. Durante o banho de sol, não esqueça do leave-in para não ressecar os fios.

Bebidas: Não se engane, cerveja não hidrata ninguém; pelo contrário, se ingerida em excesso, pode gerar desidratação. Uma boa dica para hidratação é a ingestão de água de coco ou isotônicos. 

Não se esqueça: nunca tome bebidas alcoólicas em jejum, mesmo se resolver acordar às 6 h da tarde. Evite as destiladas, não misture tipos diferentes e tome cuidado com os exageros. Outra dica importante: beba um copo de leite diariamente porque ele fornece nutrientes essenciais para a beleza da pele.

Sono: É de fundamental importância. O ideal é que se tenha, pelo menos, seis horas seguidas de bom sono, diariamente. Mantenha o seu quarto fresco, escuro e confortável.

Pele:
Esfoliação da pele: No começo da exposição solar, a pele oleosa parece melhorar, porém, a partir do terceiro dia, a produção de sebo pode aumentar. Quando o óleo se mistura com a sujeira e o suor, os poros podem ficar obstruídos e piorar a oleosidade. Use um produto delicado no máximo uma vez por semana, mas só se sua pele estiver em bom estado.

Hidratação da pele: Após o sol, mar, vento ou piscina, não deixe de aplicar loções hidratantes logo após o banho, com o corpo ainda ligeiramente úmido.

Proteção para os lábios - Eles são, sem dúvida nenhuma, uma das áreas mais sensíveis e delicadas do nosso corpo e precisam sempre estar protegidos contra agressores externos, que causam rachaduras, descamações, ardência e, pior de tudo, herpes, manifestação muito comum nessa época de freqüente exposição ao sol, sem falar nos carcinomas.

Para reduzir estes efeitos, o ideal é a utilização de princípios ativos importantes, encontrados em filtro solar, cuja ação recai sobre raios UVA e UVB. (Os fumantes precisam ter cuidado redobrado, pois o cigarro aumenta a formação dos radicais livres que atacam a pele e favorecem o aparecimento de vincos e rugas).
Se você for viajar de avião, atenção:

Os cuidados devem ser redobrados, principalmente no que se refere à hidratação da pele. Antes de decolar, coloque uma camada generosa de hidratante no rosto e mãos (não esqueça as cutículas).

Durante o voo, borrife água termal no rosto várias vezes, se a viagem for longa. Além da pele do rosto, uma das áreas que mais sofrem com o ar seco das cabines são os lábios. Eles também devem estar protegidos com protetor labial.
Maquiagem - As cores fazem são parte do feriado, mas não significa que se deve abusar da maquiagem. Use com moderação e prefira somente hidratantes ou BBcreams, ao invés de usar base. Evite o uso de batons de longa duração e prefira os que possuem proteção solar.

Olheiras - Se a festa foi longa e no dia seguinte os olhos ficaram inchados, embrulhe gelo picado num pedaço de tecido macio e deixe por alguns minutos na região.

Areia - Depois de frequentar a praia, podem surgir infecções na pele, causadas por fungos e bactérias da areia. Por isso, cuidados com a higiene redobrados.
Pernas e axilas - Procure fazer a depilação com antecedência, para evitar inflamações. Nunca deixe para depillar com lâmina antes de ir para o sol, porque podem surgir ferimentos que ficam mais irritados ainda com o contato com o cloro ou a água do mar e areia. Depois, não se esqueça de aplicar filtro solar na região.

Fonte: Dr. Jardis Volpe, dermatologista
Diretor Clínico da Clinica Volpe (Sao Paulo).
Formado pela Universidade de São Paulo (USP)
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia.
Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC.
Atualização em Laser pela Harvard Medical School

E então...agora é só pegar a estrada!!!

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.