sexta-feira, 22 de março de 2013

Decor do dia: Como deixar a casa super charmosa com flores.

Olá!!! Hoje o post é sobre flores, que eu adoro. Depois que me casei, comecei a ter mania com flores na decoração, acho que dá um clima de paz, sabe. Quem não gosta de flores? E ainda li uma pesquisa há um tempo atrás de que as flores também influenciam o nosso bem-estar. 

Um estudo da Flowers and Plants Association sugere que, algumas flores, como rosas e lírios, ao liberarem as substâncias químicas responsáveis pelo aroma, estimulam a liberação de endorfinas hormônios neurotransmissores ligados à sensação de prazer. Além desta descoberta científica, decorar a casa com flores naturais ajuda a construir um ambiente mais harmônico, cheio de vida, alegria e tranquilidade. Já perceberam como a casa fica até mais gostosa com um arranjo, ou até uma única flor? 


Para decorar um ambiente, um bom conselho dos designers florais é utilizar apenas dois ou três tipos de flores para que o ambiente não fique muito carregado. É legal escolher pontos estratégicos da casa, além de colocar os vasos em lugares com iluminação natural, pois as flores durarão mais tempo. 


Se as flores forem coloridas, é bom utilizar vasos neutros, de tons suaves ou até transparentes. Dessa forma, o vaso não ficará cansativo de olhar, e vai combinar com tudo. 

Na sala, por exemplo, a decoração com flores fica muito bem em arranjos menores e colocada sobre mesas de centro, cantoneiras, aparadores ou prateleiras, lembrando que se a sala for muito grande, já é necessário um arranjo maior.








Se a decoração for um pouco mais colorida, você também pode utilizar apenas uma cor que combine com o ambiente.


Um arranjo bem bonito na sala de jantar também fica ótimo!!!



Para que o espaço de trabalho não fique tão sério, a naturalidade das flores na decoração do escritório deixa o ambiente mais agradável. Arranjos pequenos e delicados sobre a mesa, em estantes junto aos livros e outras peças que complementam a decoração. 




No quarto, a decoração pede flores com cores mais suaves e delicadas. 





O banheiro também é um espaço que pode receber a decoração com arranjos de flores. Fica muito bem utilizar flores de cores vivas em vasos transparentes colocados sobre a pia. 

Tem várias dicas para que as flores durem um pouco mais: Uma delas é utilizar um pacotinho de nitrato ou aditivo (desses encontrados em casas especializadas), ou aquela que sempre ouvimos (mas nunca testamos), que é colocar 3ml de água sanitária (que tem ação antibactericida), que equivale a uma colher de café para cada litro de água. 

A mais comum, na verdade é cortar o caule na diagonal (aproximadamente 2cm), pois o extremo do caule seca durante o transporte e acaba não efetuando corretamente a absorção de nutrientes. Com esta simples operação suas flores irão absorver mais água.

Trocar a água do vaso e manter sempre em local fresco, evitando exposição direta ao vento e ao sol, sendo que a cada troca é sempre aconselhável lavar o vaso para evitar bactérias, que reduzem a vida da flor, e adicionar um pouco mais de nitrato.

A cada dois dias é bom cortar os caules das flores e retirar as flores que estiverem murchas. 

Uma super dica que li em uma revista de jardinagem (que sinceramente não estou me lembrando o nome agora): Manter as flores longe de frutas frescas. As frutas, ao amadurecerem, emitem gás etileno, que faz com que as flores murchem mais rápido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.