sábado, 22 de junho de 2013

Cinco Ideias para preparar a casa para o inverno.

Olá!!!! 

O inverno começou nesta semana e não teve nenhum post relacionado ao tema por aqui, então hoje o assunto é decoração de inverno.

Com a proximidade do inverno, a chegada das temperaturas mais baixas convida os brasileiros a adotar novos hábitos e passar mais tempo em casa. E para receber a temporada de inverno e aproveitar os bons momentos cercado da família e dos amigos, o arquiteto Fabrício Forg escreveu um post de colaboração para nós e ensina algumas dicas simples para transformar os espaços da sua casa.

1. Priorize o tato:



Durante o período do inverno ficamos mais em casa, e nossa relação com os móveis é mais intensa, principalmente com os sofás. Por isso, opte por mantas para os estofados em tecidos com toque mais macio, como suede, veludo, camurça ou pele sintética, que também são ideais para almofadas. Já para os móveis sem estofamento, vale a dica de escolher madeiras que não tenham farpas ou veios grosseiros

2. Crie um ambiente acolhedor a partir da iluminação. 


Os spots com luz amarelada são os indicados, alternando a intensidade dos acendimentos para criar uma luminosidade mais confortável nestes dias onde a luz do sol tem menor duração. Os focos mais aconchegantes são os obtidos com lâmpadas AR ou dicroica. Mas lembre-se, tenha cuidado para não posicionar estas lâmpadas acima dos assentos, evitando o desconforto já que elas emitem muito calor. Abajures e luminárias de chão em mesas ou pontos estratégicos também pode ser uma boa solução.

3. Proteja seus pés:


Em dias frios, a temperatura fica mais baixa inclusive nos pisos. A dica para evitar o chão frio é cobrir alguns espaços da casa com tapetes, como a sala e a beirada da cama. Embora os tapetes com fios mais longos são os mais confortáveis para estes dias, a espessura deve ser utilizada priorizando a saúde dos moradores, uma vez que os mais espessos podem acumular mais ácaros – mesmo os modelos mais sintéticos. Contudo, ao usar o tapete na decoração, tenha o cuidado de colocar parte do dele embaixo dos móveis para evitar escorregões.

4. Revestimento Especial nas Superfícies:


Aqueça as superfícies com revestimentos especiais, pois as paredes também podem contribuir para um ambiente mais quente. O mercado oferece inúmeras opções de revestimentos para forrar as paredes, desde tecidos, madeiras certificadas e papéis de parede com diferentes texturas. Para todos estas opções, vale a dica do conforto tátil na hora de escolher o revestimento. Materiais mais grosseiros ao tato apenas em áreas onde o uso não será constante, como sacadas ou varandas. Caso não tenha como revestir suas paredes com materiais diferentes, vale a pintura total ou parcial com cores mais escuras, que preservam melhor a temperatura interna e favorecem os efeitos de iluminação.


5. Espaço do café para reunir a família:

Crie um cantinho especial para degustar um gostoso café é uma excelente dica para aquecer a casa e a família e amigos neste inverno. Se por um lado a estação mais fria do ano desperta a preguiça, ela aguça a gula. Para a sua casa ficar ainda mais gostosa, traga a cafeteira e o pote com biscoitos para uma mesa lateral ou um aparador e crie o canto do café na sala de estar. Aproveite a ocasião e compre um bonito jogo de xícaras com estampas diferentes, ou resgate louça antigas para impressionar os convidados. Nestes dias em que as reuniões internas são mais gostosas certamente as lembranças de família serão assuntos para várias horas.


E então...gostaram?

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.