quarta-feira, 10 de julho de 2013

O design de Sônia Menna Barreto

Olá!!!!

Hoje o post é sobre design, para quem gosta do assunto. Quem viu o post com o ambiente da Camila Klein na Casa Cor, que já sabemos que lança tendências e sempre traz ótimas novidades no assunto, deve ter olhado com atenção para os quadros e pratos da Maria Antonieta (com certeza um dos sucessos da mostra, já que são gravuras muito criativas). Eles também apareceram no ambiente da Camila na Mostra Black (quem visitou?). 




As peças são de Sônia Menna Barreto, uma artista consagrada que utiliza uma técnica aprimorada usada pelos pintores Flamengos do século XV e reconhecida por seu estilo único que  mistura hiper-realismo e as minúcias da técnica francesa do Trompe L'Óeil com toque de surrealismo e humor.

Ela e Osvaldo Greghi Jr (já falei de suas peças aqui - lembram?), designer especialista na criação de objetos criaram a +arte, selo que produz pratos e num breve futuro mobiliário exclusivo assinado e numerado. Dentro do universo de cada um, somaram conhecimento e talento, pesquisando novas tecnologias em decalques para atingir a excelência na aplicação das imagens criadas por Sônia Menna Barreto.

Séries por Sônia Menna Barreto.



Catarina de Bragança foi uma mulher à frente de seu tempo. Casou-se com um rei inglês, Charles II e introduziu o hábito de tomar chá com bolos na Inglaterra, algo que permanece  até os dias de hoje enraizado nos costumes do país, tornando o chá, hoje, uma verdadeira bebida nacional na Inglaterra.

Para ela, com esta coleção de pratos, o mais significativo é que ela introduziu ainda na corte inglesa o uso de pratos de porcelana. Na Inglaterra da época se usavam pratos de ouro ou prata, ficando os alimentos frios rapidamente.

Em sua versão, a roupa da rainha ganhou uma gola toda confeccionada com saquinhos de chá, que depois de secos (a Sônia passou um mês e meio tomando chá e guardando os saquinhos - rs) foram colados em um molde de cartolina. A xícara na mão dela fecha a mensagem.

Maria Antonieta Esposa de Luis XVI e rainha consorte da França até a Revolução Francesa, 
em 1789. Foi uma mulher sofisticada e apaixonada por moda, sapatos e perucas extravagantes: seu foco e inspiração para esta coleção “Rainhas”.

Na versão da artista, a mão enluvada segura a cabeça de Maria Antonieta, que foi decapitada na revolução francesa. Cartas de Baralho Reis, rainhas e jesters.

Figuras importantes na Arte, como Salvador Dalí e Gala; Andy Warhol e Marilyn Monroe; Frida Khalo e Diego Rivera, só para mencionar alguns, aparecem nesta série como reis e rainhas de Copas.

E então...gostaram?

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.