quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A escolha de tecidos para a casa.

Olá!!!!

Hoje é dia de post da Liza Lazzarini, nossa super designer de interiores, que passa dicas super legais para nossas casas. Oba!!!!!

Quem está pensando em mudar radicalmente ou nem tanto, já parou para pensar em trocar estofados, almofadas, cortinas e outros itens em tecidos? 


Falo isso por experiência própria, já que de vez em quando, parece que a decoração enjoa...quem já passou por isso? Eu mesma, há poucos dias precisei trocar o tecido das cadeiras da minha sala de jantar, e no dia em que elas chegaram...parecia uma nova sala (rsrsrs - os maridos nem percebem, mas é isso mesmo!!!!). 

Vamos às dicas?

Uma boa estampa pode melhorar meu dia! Adoro estampas, as acho divertidas, alegres e por vezes surpreendentes! Muitas vezes a troca do tecido do sofá ou das poltronas pode dar a sua casa uma cara nova! Existem vários tipos de tecidos e cada um pra uma finalidade. 


Os tecidos pra cortinas devem ter caimento. Podem ser de algodão, seda linho ou sintéticos, sendo que este último pode ser lavado sem maiores problemas, como por exemplo, encolhimento ou desbote da cor.

Eu por exemplo, em uma decoração informal ou descolada, adoro colocar sarja peletizada nas cortinas de janelas aonde o sol é intenso. Um bom linho ou voil pode ser ótimo para cortinas onde o sol não castiga muito; e o linho pode ser uma linda cambraia que a gente acha em loja de tecido mesmo. 

Mas antes tenha certeza que se trata de um tecido pré-encolhido, se não compre pelo menos 10% a mais, e coloque em água morna pra encolher tudo! Mesmo assim deixe sempre uma barra dupla de 40cm(20+20).

Você pode usar almofadas com várias estampas e texturas, contanto que elas tenham um ponto em comum. Se o seu sofá é florido, prefira tecidos listados ou xadrezes que ficam muito bem com flores. 


Se seu sofá é listado, almofadas floridas ou com bolas podem ser muito divertidas. Você pode inclusive montá-las você mesma, compre tecidos de várias cores e crie padrões exclusivos! Também não tem necessidade de ser tecido para tapeçaria, um bom e belo tecido comprado em uma tecelagem pode ser muito bacana! Faça as almofadas como capas, com zíper para a manutenção ser mais fácil.

Os tecidos pra sofá devem ser mais encorpados, pré-encolhidos e ter se possível, uma camada de impermeabilizante tipo áqua repelente. 

Para capas de sofá o tecido tem de ser durável, pois a capa é justamente pra salvar das crianças o tecido. E também tem de ser lavada periodicamente, portanto ter resistência. O melhor ainda são os tecidos do tipo sarja ou lona de caminhão, os famosos encerados, existem em várias cores, e lavagens! 

Na minha opinião, uma boa colcha ou cobre leito, é aquele que não precisa sair da cama na hora da gente se deitar. Por isso tem de ser lavado periodicamente e temos de ter 2 ou 3 peças para as trocas, o que é ótimo! Desse modo não cansa nunca pois podemos escolher tecidos diferentes.


Hoje existem padrões lindos e tecidos que são uma delícia ao toque nas boas casas de enxoval. Não há necessidade de ser tecido de decoração. A vida hoje tem de ser prática, mas nem por isso menos caprichada!

E então...o que acharam?

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.