sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Aula de Culinária KitchenAid - Menu: Chutney de Manga.

Olá!! Como já contei na página do blog, nesta semana fui convidada pela KitchenAid a fazer uma aula de culinária, com a chef Estela Passoni. O menu foi a culinária indiana, então, já devem imaginar que foi ótimo! Sempre tive muita vontade de aprender a preparar alguns pratos de lá, mas, como uma perfeita atrapalhada na cozinha, já devem imaginar a situação me aventurando sozinha. Calma que ainda estou aprendendo (risos)!!!!! 

Então, hoje é dia do post contando como foi, e mostrando uma das receitas.

A culinária indiana, pelo que pude perceber no preparo é muito aromática (vocês tinham que sentir o aroma da comida durante o preparo, é maravilhoso!!!!!), isso por conta dos temperos e especiarias, que possuem importância fundamental, pois servem de denominador comum de várias regiões da Índia. Além disso também tem características terapêuticas, ajudando na digestão e agindo como estimulante do apetite, sem contar o sabor inconfundível.

A cozinha indiana também apresenta variações no sabor e maneira de preparo, além de ingredientes e suas combinações já que as receitas são transmitidas verbalmente, através de gerações. 

As combinações elaboradas de especiarias são denominadas Massalas e cada cozinheiro possui sua versão, e dentre os diversos tipos de massala a mais conhecida é o garam massala, cuja composição básica é canela, cravo, cardamomo, cominho, macis, noz moscada e pimenta preta. 


O curry não é um termo muito utilizado entre os indianos, já que este, é a combinação de várias especiarias, compondo um molho muito temperado.

As raitas são as coalhadas que servem para abrandar o calor dos temperos e ajudar a fazer a digestão dos alimentos mais fortes. No verão, é servida como refresco e recebe o nome de Lassi, que pode ser elaborada tanto com sal e especiarias (acreditam??? e fica muito bom!!!!!) ou adoçada com frutas. 

Como vocês já viram nas fotos acima, nosso menu foi Chutney de Manga, Samosa  e Lassi com hortelã. Muito bom!!!! Neste post vou mostrar a receita do Chutney que pode também ser feito com outro ingrediente, como maçã verde (também fica muito bom!!!!), caso você não goste de manga, mas a manga é tradicional. Vamos à receita? Ao final do post eu mostro nosso jantarzinho indiano!!!

Chutney de Manga

Ingredientes:
03 unidades de manga Palmer madura e firme.
150 ml. de vinagre de cidra.
1/2 xícara de açúcar mascavo.
1/2 xícara de açúcar refinado.
1/2 cebola pequena.
1/3 de xícara de uvas passas pretas.
03 dentes de alho.
02 unidades de canela em pau.
01 colher de chá de pimenta dedo de moça finamente picada.
Sal refinado.
Noz moscada e cravo em pó.
03 colheres de chá de gengibre fresco.
03 colheres de chá de suco de limão tahiti.

Modo de Preparo:

1. Corte a manga em cubos médios, picar finamente a cebola e o alho.
2. Na panela, coloque cebola, alho, vinagre, açúcar mascavo e açúcar refinado e aqueça até dissolver.
3. Adicione os demais ingredientes (exceto suco de limão) e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos até reduzir o líquido.
4. Desligue o fogo. Junte suco de limão e ajuste os temperos.


Na foto acima, meus companheiros de aula, Guilherme Cury, Tamires do Bocca Nervosa (especializado em comida e bons restaurantes), Cozinha Chic, e blog Pimenta no Reino. ambos de culinária. Eu adorei essa turma, nos divertimos bastante na cozinha!!!!

Gostaram??? No próximo post tem mais receita indiana, com a Samosa e Lassi de Hortelã (mais do que indicado para o verão!!!!).

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.