segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Por Liza Lazzarini: Como escolher a tinta para a pintura da casa.

Outro dia  escolhendo  tintas com uma cliente, ela me perguntou se havia realmente diferença entre as marcas de tintas do mercado…a resposta é sim,  existe  diferença. 

A diferença está no acabamento,  rendimento e limpeza da tinta no dia a dia. Também é importante saber, que se sua parede não está lá grande coisa, é melhor você optar por acabamento fosco, pois disfarça as imperfeições e ondulações das paredes. No entanto, o outro lado da moeda, é que ela mancha mais ao ser limpa. Para dar uma boa cobertura você vai precisar no mínimo de 2 mãos de tinta, isso se for repintar da mesma cor; caso você mude a cor, e se ainda a nova cor for mais clara que a que você tem embaixo, 3 a 4 mãos de tinta para um acabamento perfeito!


Os acabamentos também diferem no brilho da tinta, e podem ser fosco, acetinado, semi brilho e brilhante; cada tipo de tinta tem 2 ou mais tipos de acabamento.

Existem diferenças entre os tipos de tinta que existem no mercado, os  Látex PVA  que são à base de água,  são usados para alvenaria, e podem ser colocadas tanto interna quanto externamente, sua durabilidade é de no máximo 3 anos em áreas internas, e 2 em externas.   Se  limpamos freqüentemente pode apresentar manchas que podem  modificar  tanto sua coloração quanto brilho.  Não é indicada para áreas com maresia.

O Látex Acrílico pode ser limpo com pano úmido e sabão neutro, como a PVA., também usado para alvenaria interna ou externa, é a tinta mais usada  para regiões de maresia.   Os acabamentos semi-brilho e acetinado, permitem uma limpeza sem marcas, ao contrário da fosca.   Dura em  média 5 anos nas áreas internas e 4 nas externas. 

A Resina Acrílica, Vernizes e Silicones além dos vernizes e silicones, como já diz o nome, apresentam maior resistência a umidade, pois repelem a água.  Usadas  sobre concreto, tijolos ou pedra aparente, e deve ser reaplicada 1 x por ano.

As Tinta para Fachada que alguns fabricantes já apresentam como opção para áreas externas, mas  ainda não em todas as cores,  têm o diferencial pois são elásticas. Os fabricantes  garantem que ela acompanhará a movimentação da sua casa durante o período de assentamento da obra, ou seja, movimentações da construção, não deixando aparecer as eventuais rachaduras.

As Tintas para azulejos são a base de epóxi, e usadas exclusivamente em interiores. É uma excelente opção para cobrir aqueles azulejos cansativos ou muito antigos e gastos, ou fora de linha. Mas a superfície deve estar muito bem limpa e desengordurada, lavada mesmo, com detergente e água,  para não ter surpresas mais tarde.   Outra coisa, ela tem um cheiro muito forte, e leva no mínimo 72 horas para secar, então se vc ou alguém que mora na casa é alérgico, mem pensar em pintá-la com vocês lá dentro!

Já o Esmalte Sintético ou esmalte a base de água  são  usados  para madeiras e metais, interior ou exterior,  existem nos acabamentos acetinado,  brilhante e fosco. Alguns podem ser usados em PVC.

Uma outra dica, nas portas batentes e rodapés, use sempre 1 só cor, ou seja,  a porta e o batente e guarnição, ou alisar, devem ser da mesma cor;  Se o Rodapé  sai debaixo do alisar, e não ao lado dele, ambos  devem  ter a mesma cor.

E branco é a cor que eu pessoalmente,  considero a melhor para pintura de portas e batentes,  e no acabamento acetinado, é neutra e não interfere na decoração.

Liza Lazzarini 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.