segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O Brasil é o quarto país no mundo em número de smartphones, segundo pesquisa da consultoria americana Morgan Stanley. As facilidades proporcionadas pelos celulares inteligentes atraíram mais de 70 milhões de pessoas. Em meio a esse público, os aplicativos de fitness estão cada vez mais populares. Muitos usam os aparelhos para ajudar com os treinos da academia, outros para melhorar o rendimento em corridas de rua. Alguns, até para substituir os instrutores profissionais.

É o que faz o engenheiro Fernando Vilas, 29 anos. Por conta de sua rotina apertada, ele decidiu abandonar a academia e malhar em casa. “Nunca tive muito paciência para academia e estou sem tempo ultimamente. Aí, descobri uns aplicativos legais e estou malhando em casa mesmo. Tenho gostado dos resultados”, afirma.

Fernando optou pela malhação sem ajuda profissional há três meses. Ele admite que não é o ideal, mas diz não se arrepender. “Sei que posso me lesionar de alguma forma, mas tento fazer do jeito que o aplicativo ensina. Não tive problemas até agora e ainda estou economizando na mensalidade”, comemora.

Alerta
A prática esportiva sem acompanhamento, porém, é reprovada por especialistas. O ortopedista Vitor Linhares diz ser comum receber pacientes com dores causadas pela execução errada de exercícios. “Muita gente começa a fazer por conta própria e acaba se machucando, por não saber a forma certa nem o peso correto para a execução. Em alguns casos, isso pode levar até a lesões mais sérias, que necessitem de intervenção médica”, alerta.

O professor de educação física Gilberto Cavallini é adepto dos aplicativos, desde que eles sejam usados com responsabilidade. “Eu mesmo tenho alguns no meu celular e indico para os alunos, mas sempre orientando. É uma ferramenta complementar e de forma nenhuma pode substituir o profissional.”

Um dos alunos de Gilberto é Rodolfo Santos, 29 anos. Além dos treinos na academia, ele usa um aplicativo para melhorar o rendimento em corridas de rua. “Gosto muito de correr, e esse aplicativo está sendo muito útil, porque mede minha performance, me dá estatísticas e me ajuda para eu ver em que preciso melhorar. É bem didático e conta com instruções em áudio”, ressalta.

Resolução: Perder Peso

O Nutrino é um aplicativo que permite personalizar a dieta alimentar, levando em consideração o estilo de vida e as preferências pessoais.

Através do aplicativo é possível obter receitas de alimentação saudável, de restaurantes e criar um relatório de consumo de alimentos (carboidratos, proteínas, fibras e gorduras).
Gratuito para o sistema iOS (acesse aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.