sexta-feira, 14 de março de 2014

A exposição “Design brasileiro, moderno e contemporâneo” no Rio de Janeiro.

Olá!!!!!

Já que o último assunto aqui foi uma boa exposição em São Paulo...posso contar agora de uma imperdível que estreou no Rio de Janeiro? 

Para os amantes de decoração, e consequentemente do design brasileiro a exposição Design Brasileiro, Moderno e Contemporâneo, na CAIXA Cultural, no Centro, é uma exposição inédita que reúne 80 peças de 16 grandes designers brasileiros de mobiliário (ícones e algumas peças inéditas ou raras). A mostra ocupa 700 m² das galerias da Caixa Cultural, no Rio de Janeiro e reúne nomes importantíssimos, entre modernos e contemporâneos, como Niemeyer, Sérgio Rodrigues, Zanine Caldas, Pedro Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi,  e irmãos Campana.


Após sucesso em Berlim e Lisboa, mostra de mobiliário chega ao Brasil com peças dos mais importantes designers nacionais.
                                                                                                                                             

A exposição traz peças dos renomados Sérgio Rodrigues, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, José Zanine Caldas, Joaquim Tenreiro, Aida Boal, Jorge Zalszupin e Paulo Mendes da Rocha que se unem aos contemporâneos Carlos Motta, Domingos Tótora, irmãos Campana, Zanini de Zanine, Rodrigo Almeida, entre outros, para mostrar o que se fez e o que está sendo realizado no Brasil neste segmento.

A ideia de criar a mostra surgiu na Alemanha, em 2012, a partir do encontro entre Zanini de Zanine e Raul Schmidt, que queriam mostrar a produção brasileira na Europa. De Berlim, a exposição seguiu para Lisboa como principal evento na abertura do ano do Brasil em Portugal. Em paralelo à realização na CAIXA Cultural Rio, a mostra também será apresentada na Sala Brasil, na sede da Embaixada Brasileira em Londres.

“O design brasileiro não tem uma característica única. Pelo tamanho do país, são muitas linguagens, culturas diferentes, materiais diversos”, diz Zanini de Zanine, curador da mostra com o colecionador e estudioso do assunto Raul Schmidt Felippe Junior. “É esse regionalismo, que se tornou globalizado, que está sendo proposto na parte contemporânea da exposição. A partir do momento em que você começa a traduzir o seu bairro, a sua cidade, isso passa a ser mundial, em termos de interesse”, completa.

Serviço:
Exposição “Design brasileiro, moderno e contemporâneo”
Abertura para convidados e imprensa: 12 de março de 2014, às 19h.
Visitação: De 13 de março a 4 de maio de 2014.
Horário: das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galerias 2 e 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

E então...vamos?

Bjos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.