sexta-feira, 28 de março de 2014

Dicas: Para receber bem os amigos.

Olá!!!

Atendendo a pedidos, vou começar a colocar alguns posts com mais dicas bem pessoais. Eu já fazia desta forma, mas parei um pouco, pela correria e estou recebendo "broncas" por e-mail (risos). Vou começar com meu assunto preferido: decoração de mesa  e algumas dicas que deram certo (ou não) para quem gosta de receber amigos e anda meio em dúvida.

Nós adoramos quando temos um tempo disponível para aproveitar a companhia de familiares e amigos. É tão bom!!!! Como o fim de semana está bem próximo, acho que é uma boa oportunidade. Já pensaram no item mais importante? A arrumação da mesa é a parte mais gostosa, claro, além de receber quem gostamos em casa (pode ser para um jantar ou mesmo um café num final de tarde com amigas).


Não sei como é o estilo de cada uma de vocês ao receber amigos, mas eu adoro deixá-los à vontade, então, a mesa normalmente é bem simples. Mas sempre, pelo menos desde quando me casei, gosto de detalhes mais bonitos, que podem ser uma flor, uma toalha bem bonita, ou pratos, enfim, itens que deixem a mesa bem charmosa. Mas, posso confessar uma coisa? Me empolguei mais com o assunto após alguns cursos que eu fiz com a Amelinha Amaro e adorei.

Como gosto de colocar algumas dicas que vou aprendendo aqui, seguem algumas que podem facilitar bastante a vida, além de algumas fotos que podem servir de inspiração. O que acham?


É claro que ninguém recebe amigos íntimos, aqueles que frequentam a sua casa, com uma mesa de casamento...então a idéia é algo bem informal, que é até melhor (meu preferido).
Abaixo, duas decorações de mesa que fiquei apaixonada pela beleza e simplicidade, ambas da Divino Espaço, feitas pela Amelinha Amaro (que vocês já sabem, eu admiro muito). Depois eu mostro mais imagens de mesas dela aqui (hoje mesmo estive na loja e pude conferir várias idéias ótimas para a casa).


Primeira coisa: Determine qual é o propósito do jantar: Vão assistir a um filme após o jantar? O jantar terá um tema? Depois é a hora de fazer uma listinha para não precisar ficar retornando a cada coisa esquecida (você perde tempo e o foco desta forma - não sei se com vocês é assim, mas se isso acontece eu já começo a me atrapalhar, mudar algumas opções - enfim, melhor pensar bem antes) ou decidir se vai pedir os pratos pelo delivery. Também é bem legal preparar petiscos daqueles bem fáceis de fazer (caso seja algo bem informal). 


Encontrei alguns sites bem legais com receitinhas bem descomplicadas daquelas que a gente adora, um deles é o Cooking Light e o Panelinha da Rita Lobo (que também tem um programa no Canal GNT). Eu adoro as receitas dela!!! Caso queiram algumas receitas de coquetéis escrevi alguns posts há um tempo atrás e um mais recente (colaboração da chef Estela Passoni- o Aperol Spritz) que podem ajudá-las, seguem os links aqui e aqui.

Dica: É legal procurar saber se algum convidado possui alguma restrição alimentar (já aconteceu comigo de convidar amigas e uma delas não podia comer açúcar de jeito nenhum - e a mesa estava cheia de doces, sem nada com adoçante ou sem açúcar nenhum), pesquise um pouco sobre a dieta e encontre opções para servi-los.

A decoração é uma das coisas mais gostosas e sinceramente, entre amigos não é necessário tanta formalidade e lembre-se que como você já fez o convite, já abriu espaço para que se sintam à vontade na sua casa. Vou contar como eu faço na minha: eu utilizo um aparador como uma mesa auxiliar para o que não couber na mesa, como refrigerantes e etc.

Decoração com vaso de flores fica bem fofa, mas cuidado para não colocar vasos ou arranjos muito grandes, para não esconder os convidados.

Quanto à louça, algumas vezes eu utilizo o jogo completinho e em outras eu misturo algumas (não é pecado) porque acho que fica bem descontraído, desde que combinem entre si.

E então...gostaram?

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.