segunda-feira, 7 de julho de 2014

A harmonização de vinhos Terrazas de Los Andes com empanadas.

Olá!!!!

Tudo bem com vocês?? Há alguns dias fui convidada para um evento super legal com o Terrazas de Los Andes que eu queria muito contar aqui pra vocês até porque é uma ótima idéia até para quem gosta de eventos diferentes e de bom gosto. Eu queria ter publicado antes, mas estava aguardando as receitas (que estavam sendo traduzidas) para publicar aqui pra vocês, já que eu sabia que vocês iriam querer experimentar em casa também! Elas estão ao final do post! Abaixo, algumas fotos da nossa noite que foi maravilhosa e um pouco do lounge da Brastemp, assinado por Alessandra Marques e Rodrigo Costa.


O Terrazas de Los Andes possui vinhos ótimos e faz parte do grupo LVMH. Foi muito bom porque tivemos um enólogo, o Pablo Garmendia à nossa disposição e ainda um chef, o Gustavo que nos ensinou a preparar as famosas Empanadas Argentinas. Eu adorei!!!!

Bom, então como vocês já devem imaginar, cada empanada tinha uma maravilhosa harmonização com um vinho da marca, e eu vou publicá-las aqui junto à receita para vocês experimentarem em casa. Ok? Vamos às nossas receitas?


Descubra Terrazas com Empanadas

Empanada de Chouriço com Cogumelos
Harmonização: Terrazas Reserva Malbec 

Ingredientes: 
Chouriço (linguiça de sangue) - 2 unid. 
Cogumelos  - 100 gr 
Alho-poró - 50 gr 
Creme de leite - 50ml 
Azeite 
Sal 
Pimenta
Pimentão doce
Páprica - c / n 
Alecrim fresco - c / n 

Preparo
1. Cortar o alho poró em pedaços.
2. Coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola, adicione os cogumelos laminados na panela, refogue com a cebola, adicione o creme de leite e alecrim, cozinhe por 5 minutos. 
3. Abra os chouriços e separa o recheio deles, amassando-os bem, e acrescente à panela junto com a cebola e os cogumelos, mexa bem para incorporar toda a mistura, adicione os temperos (sal, pimenta, pimenta vermelha, pimentão-doce) a gosto, mexa novamente, e deixe no fogo até que a carne esteja cozida.
4. Retire do fogo e deixe esfriar.

Empanadas de Mendoza 
Harmonização: Terrazas Reserva Cabernet Sauvignon 

Ingredientes: 
Massa 
Farinha - 1 kg 
Banha de porco - 250 gr 
Sal - 20 gr 

Recheio
Carne moída - 1 kg 
Cebola - 2 kg 
Temperos (alho moído, pimentão, orégano, cominho)  - a gosto 
Sal e pimenta -  a gosto 
Manteiga - 300 gr 
Azeitonas verdes - 100 gr 
Ovos cozidos  - 4un. 

Modo de Preparo: 
1. Colocar na mesa a farinha em forma de coroa, preparar uma salmoura com sal grossa e água quente e despejar no centro, junto com a manteiga derretida. Unir bem e amassar até que fique uma massa lisa e macia, fazer rolos de uns 5 cm de diâmetro e deixar descansar uma hora aproximadamente.
 2. Cortar os rolos em circulo e esticar com o rolo até que fique com uns 10 cm de diâmetro. 
3. Picar finamente a Cebola e colocar em uma panela com a banha de porco a fogo mínimo. Coloque sal a gosto e cozinhar até que a Cebola fique transparente, ou seja, se caramelize. Uma vez cozida a Cebola, adicionar a carne picada, cozinhar por 5 min e adicionar os temperos. Uma vez cozida a cebola, agregar a carne picada e cozinhar por mais 5 minutos e adicionar os temperos. Corrija o sal se necessário. 
4. Uma vez prontos os discos, colocar uma colher de recheio, um pouco de ovo duro picado e azeitonas. Com água, molhar as bordas e unir as duas partes da massa, visando que não fique ar no interior da empanada; pincelar um pouco de gema por cima da empanada para dourar. 
5. Levar o forno quente por 200 º C aprox. Durante 10min.

Empanada de Queijo 
Harmonização: Terrazas Reserva Torrontes 

Ingredientes: 
Massa :
Farinha - 1 kg 
Banha de porco - 250g 
Sal - 20g 

Recheio: 
Queijo - 500gr de massa semi dura 
Manteiga - 1 colher de sopa 
Óleo - 1 colher de sopa 
Cebola verde picadinha - 1 colher de sopa 
Pimentão vermelho finamente picado - 1 unidade 
Paprica - 1 colher de sopa 
Sal e pimenta 

Modo de Preparo:
Massa: 
1. Coloque a farinha sobre a mesa em uma coroa, prepare uma salmoura com sal grosso e água quente e coloque no centro, juntamente com a gordura derretida ligeiramente quente. Misture bem e amasse até obter uma massa macia lisa, em seguida, fazer rolos de cerca de 5 centímetros de diâmetro e deixe descansar por uma hora aproximadamente. 
2. Corte os rolos em fatias de 2 centímetros cada um, fazer um bolinho com eles e esticar com rolo de macarrão até que esteja aproximadamente 10cm de diâmetro. 

Recheio: 
1. Coloque o óleo e a manteiga em uma frigideira, refogue a cebola e pimenta até a cebola ficar transparente. 
2. Retire do fogo e adicione o queijo, sal e pimenta. 
3. Coloque uma colher de sopa de recheio. Umedeça as bordas com água e una as duas partes, tentando não permitir que o ar no interior permaneça; pincele com uma gema de ovo por cima da empanada para dourar.
4. Levar ao forno a 200 ° C aprox. Para 15 - 20min

E então... gostaram? Eu adorei participar da harmonização e aproveito a oportunidade para agradecer ao Terrazas de Los Andes e Brastemp pelo convite. Muito obrigada!!!!

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.