terça-feira, 29 de julho de 2014

Depilação a laser.

Olá!!!! Já faz um certo tempo que eu queria falar deste assunto, mas estava aguardando algumas explicações sobre ele, já que como é mais delicado e envolve pele e etc, queria saber melhor como funciona, afinal sempre preferi saber todas as implicações e a ajuda da dermatologista antes de contar como é aqui (melhor né?!). Aliás, ressalto aqui a importância de sempre procurar um  bom profissional antes de decidir sobre qualquer procedimento porque envolve pele e saúde (um bem mais importante do que qualquer tratamento da moda).

Fiz a depilação a laser por indicação de minha dermatologista porque eu não aguentava mais o procedimento com cera (nada contra, mas eu morria de dor). Aí lógico, fiz uma primeira sessão numa pequena área para me decidir (saber se seria dolorida, cicatrização etc), gostei do resultado e acabei partindo para o corpo todo. É claro que tem que seguir à risca todas as recomendações, e dentre estas, não tomar sol.

O que eu adorei: os pelos diminuíram logo da primeira para a segunda sessão e a dor com o laser nem se compara à cera, é incômodo, mas o procedimento é feito com um espaço de 40 dias entre as sessões e os pelos vão sumindo. Adorei a sensação de ficar livre por semanas (hahaha).

O que eu não gostei: a região depilada fica um pouco irritada no primeiro dia e as casquinhas que ficam em determinados pontos onde os pelos encravaram (sim alguns encravam como na depilação com cera), mas segui todas as instruções e não tive nenhum problema. 



Para adotar este procedimento é necessário um certo cuidado: Antes da sessão deve-se interromper o uso de depilatórios que arranquem os pelos, cremes com ácido (cinco dias antes e após), e não se deve estar com a pele bronzeada. Depois da depilação é muito importante protegê-la do sol, não expondo a região depilada por até 72 horas e usando protetor solar com fator de proteção maior continuamente. 

Conversei com a dermatologista, Dra. Adriana Benito, da Clínica Pró Corpo para tirar algumas dúvidas: 

Geralmente são necessárias de quatro a seis sessões para atingir todos os pelos de uma área, pois eles têm três fases diferentes de crescimento (com um intervalo de um mês entre elas). Quanto mais grossos e escuros, mais fácil é o tratamento. Pelos finos e claros requerem um número maior de sessões. Também pode ocorrer de, dependendo da região do corpo, o organismo produzir ao longo do tempo pelos em novos folículos. Por isso, a manutenção é necessária. 

Após cada sessão a pele fica um pouco irritada, inchada e com algumas casquinhas, que caem depois de 10 dias.

Por se tratar do mais novo método para eliminar os pelos, é normal que surjam muitas duvidas sobre a depilação definitiva, que, em suma, se trata de um método que emite uma luz/laser  sobre a pele e queima o folículo do pelo, impedindo que o pelo volte a crescer no folículo queimado. 

O preço das sessões e do tratamento como um todo depende muito da clínica procurada e da área que se pretende depilar: a virilha e o buço, por se tratarem de áreas menores, obviamente, são mais baratas do que sessões nas pernas, por exemplo. Para quem é fã de compras em site coletivos, vale lembrar que checar se quem aplicará o luz/laser também é um especialista na área e não um leigo é fundamental.

Muita gente se pergunta se a depilação definitiva é ainda mais dolorida que a depilação com cera, resposta esta que varia de acordo com a sensibilidade das mulheres, mas em geral, depilação a laser/luz é incômoda, sim. Muitas clínicas oferecem pomadas anestésicas e aparelhos de resfriamento simultâneo ao laser/luz da depilação, vale perguntar por eles!

Outra dúvida frequente é sobre a veracidade da expressão “depilação definitiva”, será que os pelos não voltam a crescer mesmo? Novamente, a resposta varia de mulher para mulher, mas é possível que após seis meses, os pelos voltem a crescer, embora não sejam todos e se encontrem infinitamente mais finos e claros do que antes. Mesmo assim, se esse pelos incomodarem, é possível fazer uma sessão de manutenção e só se preocupar com eles novamente (se é que será preciso se preocupar) nos próximos seis meses.

No que diz respeito à aparelhagem, a luz pulsada é última geração de lasers que, segundo profissionais da área, garante remoção de até 95% dos pelos, sendo superior às versões anteriores. Além disso, a luz pulsada possui a tal ponteira de resfriamento que, como dito lá em cima, ameniza a dor da depilação.

Para as morenas, negras e para quem só de dá conta do quão inconvenientes são os pelos quando há a necessidades de deixar as pernas expostas grande parte do tempo, como no verão, saibam que, apesar de grande parte dos médicos ser inflexível quanto a isso, já um laser específico para a pele morena, que visa não manchar a pele.

As Indicações para a depilação a laser:
Pessoas com crescimento acelerado dos pelos
Pessoas com barba cerrada (espessa)
Foliculite
Encravamento de pelos
Pessoas que desejam eliminar os pelos

Como funciona a depilação definitiva:
Feixes de luz do laser são disparados contra a pele, destruindo definitivamente a raiz do pelo.

Duração do procedimento: 
Aproximadamente 6 a 8 sessões, dependendo da resposta do paciente ao tratamento. 
Quantidade de sessões de depilação definitiva
Aproximadamente 6 a 8 sessões (depende da resposta do paciente ao tratamento).
Cuidados com a depilação a laser
Evitar bronzear a área tratada durante o tratamento e usar filtro solar diário com fator mínimo de 30FPS.

E para finalizar, a minha recomendação: acho muito legal fazer tratamentos, cuidar do corpo, mas ter todos os cuidados em qualquer procedimento estético é o mínimo que podemos fazer para não ter problemas. É legal ler antes, "atormentar mesmo" o profissional para tirar todas as dúvidas e ter uma idéia de como serão as próximas etapas e os riscos, tomar todas as precauções possíveis. Para quem se interessou, segue o contato da clínica onde eu fiz a minha: Clínica Estética Pró Corpo.

E então... o que acharam? Alguém já se aventurou? Conta aqui!!

Beijos,

3 comentários:

  1. Oi La. Eu já fiz laser nas axilas e gostei mas senti bastante dor na sessão, mesmo com anestesico. Ainda bem que é rapido. Estou aqui me preparando pras outras areas agora. Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Quero agradecer a nossa cliente da unidade Moema que está satisfeita com o nosso tratamento. Obrigada querida e seja sempre bem-vinda!!! Da equipe da Procorpo Moema!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Bjs.