segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Design: O conceito sustentável da marca francesa Ligne Roset em sua coleção Asira.

Olá!!!!!

Eu adoro quando tenho algo de bom gosto para mostrar aqui no blog, e quando alia design, sustentabilidade, uma marca maravilhosa e ainda, uma boa ação... vocês já devem imaginar. Aproveitar sobras de tecidos para a produção de objetos para decoração e oferecer oportunidades de trabalho para deficientes físicos... é desta forma que os vasos decorativos Asira, da marca de luxo Ligne Roset, são fabricados na França, dentro do chamado processo de ciclo fechado.

Produzidos com filtro de lã cortado e trançados à mão, em oficina de promoção social, os vasos utilizam sobras de tecido “Divina”, da marca Kvadrat, que é 100% lã. O material é usado na composição de sofás, cadeiras e poltronas da marca francesa e passou a ser utilizado como forma de reforçar as ações de sustentabilidade já desenvolvidas dentro da fábrica. “Para que o trabalho tivesse também um cunho social, questão com a qual também possuímos grande preocupação dentro da empresa, contratamos deficientes físicos para ajudar na produção dessa peça e parte da renda é revertida para eles”, afirma o vice-presidente da Ligne Roset, Antoine Roset.


O executivo explica que o conceito de produção sustentável foi adotado pela marca há mais de 15 anos, quando a empresa decidiu usar o pó e restos de madeira da produção de armários para aquecer a fábrica. “Desta maneira, todos os anos, durante o período de inverno, não temos que pagar por petróleo ou gás para aquecer a fábrica, o que já representa uma economia significativa e menor impacto ambiental”, destaca ele.

Disponível em quatro cores no showroom Ligne Roset, localizado à Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1844, em São Paulo, o Vaso Asira é apenas um exemplo de peça sustentável desenvolvido pela Ligne Roset. A empresa, que está sempre em busca de uma produção eco-friendly, também utiliza vernizes e colas à base de água, faz reciclagem de resíduos de espuma, couro, tecidos e outros materiais utilizados durante o processo de produção das cinco fábricas que possui no interior da França, entre Lyon e Genebra. Delas, saem os produtos vendidos nas cerca de 750 lojas e revendas da marca em todo o mundo. 
  
No Brasil, a loja Ligne Roset é assinada pelos arquitetos franceses Joel Canovas, Sylvain Vialade e Patrice Gaillard. O espaço conta 300 m2, onde é possível encontrar uma vasta seleção de móveis, acessórios, luminárias, tapetes e sofás, assim o clássico Togo, do designer Michel Ducaroy, e Elisée, assinado por Pierre Paulin. 

A grife é conhecida mundialmente pela parceria com mais de 150 estúdios de design de diversos países e busca a essência cultural e a personalidade de cada designer para trazer desenhos exclusivos, aliados ao conforto e à identidade de cada consumidor. 
  
Onde encontrar: Showroom Ligne Roset
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1844. Jardins.
Tel.: 11. 3064-2529

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.