terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Entrando em forma: 03 receitas deliciosas e funcionais de Andrea Santa Rosa.

Olá!!! No embalo das vibrações positivas do começo do ano e da estação campeã na busca por uma vida mais saudável, nada melhor que receber dicas de quem entende do assunto. Concordam?? 

Andrea Santa Rosa criadora do programa online Vida Funcional (www.vidafuncional.com.br) ao lado do marido, o diretor e ator Márcio Garcia - nos preparou algumas dicas de receitas funcionais e contou para quê servem - ao final de cada uma (para não ficar muito extenso vou publicá-las em três posts - ok?)  para motivar a dar o pontapé inicial para a mudança de hábitos, proporcionando mais equilíbrio para o organismo e auxiliando na tão sonhada conquista da boa forma! 

Além de excelentes opções para manter o bom funcionamento do corpo, as receitas são práticas, com ingredientes simples e fáceis de serem encontrados e levam, em média, 20 minutinhos para o preparo. Basta disposição para iniciar já o projeto de vida funcional. Vamos lá??

Arroz integral com pimentões:

Ingredientes:
1 colher de sobremesa de azeite
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de chá de arroz integral
2 xicaras de chá de água fervente
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de pimentão vermelho em cubinhos
1 colher de sopa de pimentão amarelo em cubinhos
1 colher de sopa de salsinha picada

Preparo: 
 Refogar a cebola e o alho no azeite e acrescentar o arroz. Não precisa refogar o arroz integral. Acrescentar logo em seguida a água fervente até cobrir os grãos e cozinhar em fogo baixo até ficar al dente. Caso seja necessário, acrescentar mais água. Temperar com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira, colocar um fio de azeite e acrescentar os pimentões. Refogar rapidamente e acrescentar ao arroz quando pronto. Finalizar com a salsinha e servir em seguida.

receitas-funcionais-andrea-santa-rosa

O arroz integral é um cereal rico em fibras e, quando acrescido de outros ingredientes como os pimentões, fica ainda mais nutritivo. Essa receita reúne micronutrientes como as vitaminas A, C e E. O alho dá um sabor especial e ainda auxilia no controle da pressão arterial.

Filé de linguado com cogumelos:

Ingredientes:
2 filés de linguado
Sal de ervas e pimenta a gosto
½ limão siciliano
1 colher de sobremesa de azeite
2 dentes de alho picados
1 xícara de chá de cogumelos frescos fatiados
½ xícara de chá de tomatinho cereja cortados ao meio
Azeite de gengibre (bater no liquidificador ou mixer 1 xícara de chá de azeite com 1 moedinha de gengibre. Peneirar e reservar)

Preparo:
Temperar o peixe com sal de ervas, pimenta e suco de ½ limão. Reservar. Refogar o alho no azeite, acrescentar os cogumelos e saltear por dois minutos.  Adicionar os tomatinhos e refogar mais um pouco. Em uma frigideira, acrescentar uma colher de sobremesa do azeite de gengibre e grelhar os filés, alternando os lados. Ao final, adicionar os cogumelos e tomatinhos e servir.

Essa receita, além de muito saborosa, tem o poder de acelerar o metabolismo. O gengibre tem propriedades termogênicas e é uma ótima opção para quem deseja emagrecer. Os tomates, são altamente antioxidantes, possuem uma substância chamada licopeno que atua na prevenção do câncer de próstata.

Pipoca doce natural:

Ingredientes:
½ xícara de chá de milho
1 colher de sopa de óleo de coco
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó

Preparo:
Em uma panela, derreta o óleo de coco com o cacau em pó. Acrescente o milho, mexa bem e tampe até começar a estourar. Movimente a panela tampada em sentido circular para os grãos deslizarem e não queimarem. Deixe no fogo até estourar todo o milho. Quando pronto, salpique canela em pó e sirva.

A “Pipoca doce natural” reúne muitos alimentos funcionais. O milho é uma ótima fonte de fibras e atua na melhora do funcionamento intestinal. A canela é um termogênico natural e ainda atua no controle da glicemia. O óleo de coco fornece energia rápida para o nosso corpo e não se acumula no tecido adiposo.

Para quem ainda não conhece o Vida Funcional  (eu já falei dele aqui no blog logo quando foi lançado), segue um resumo: Sinônimos de saúde e boa forma, Márcio Garcia e Andréa Santa Rosa acabam de lançar no Brasil o programa online Vida Funcional (www.vidafuncional.com.br), uma opção prática e acessível para quem busca dicas de exercícios e nutrição, com um time de nutricionistas, educadores físicos e psicólogos, além de muita motivação.         


Por meio de vídeos filmados na própria residência do casal, no Rio de Janeiro, o Vida Funcional compartilha com o público, de forma bastante atrativa e compreensível, recomendações nutricionais, receitas saborosas e saudáveis e uma sequência de treinos que vai evoluindo, com o passar das semanas.

E então... vamos nos cuidar?

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.