terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Por Juliana Skliutas: "Cores amigas". Você sabe quais são as suas?

No início do século XX o professor de artes Johannes Itten da escola Bauhaus na Alemanha fez uma descoberta no mínimo interessante. Ele notou que os seus alunos sempre escolhiam as mesmas cores para criar seus trabalhos. Tais cores sempre se assemelhavam as cores da pele, do cabelo e dos olhos de seus alunos. Daí criou-se a teoria da Coloração Pessoal: as cores utilizadas por uma pessoa ao se vestir deveriam repetir e valorizar sua própria coloração.

Essa teoria foi utilizada anos depois pela estilista Suzanne Caygill dos Estados Unidos que organizou as cores em quatro grupos: primavera, verão, outono e inverno. Através desta paleta sazonal, ficou mais fácil escolhermos as cores das nossas roupas, graças a esta ferramenta tão preciosa.





















As cores que harmonizam com a nossa coloração pessoal podem nos dar uma aparência mais jovem, mais iluminada e mais saudável. Enquanto que do contrário podemos parecer cansadas, envelhecidas e apagadas... Socorro!

Hoje em dia existem vários métodos de definição da cartela de cores para uma pessoa, mas todos devem levar em consideração a intensidade, o valor e o subtom das cores. As cores também podem ser quentes, frias, intensas e luminosas. Todas essas informações servem de base para as compras de roupas e acessórios e montagem de Looks de forma harmoniosa e reveladora.


A Personal Stylist ou consultora de imagem pode fazer esta análise de coloração pessoal para você. Ela te auxilia sobre o valor e a intensidade das cores que te valorizam. Aquela história de gastar dinheiro com peças porque tal cor está na moda, já era! Se ela te valoriza e harmoniza com você, pode usar e abusar. Senão, a Personal Stylist vai te ensinar como usá-la sem “derrubar” sua produção.

Depois de definida, a paleta personalizada de cores será o seu guia. São sempre as mesmas dezoito cores, estudadas para te ajudar na comunicação correta da imagem que você quer passar.


As cores também passam uma mensagem sobre a personalidade da pessoa. Enquanto você não tem sua cartela de cores definidas em suas mãos, conheça uma pouco sobre o significado por trás delas:

Vermelho – Corajosa, sexy, impulsiva, dominadora
Azul – Calma, honesta, conservadora, inventiva
Amarelo – Receptiva, acessível, alegre, otimista
Laranja – Espontânea, prática, calorosa, extrovertida
Violeta – Criativa, espiritualizada, sonhadora, romântica
Verde – Estável, leal, responsável, simpática
Preto – Audaciosa, autoritária, chic, elegante
Branco – Inocente, pura, feminina, fiel
Cinza – Modesta, controlada, poderosa, confiável
Marrom – Educada, bem-sucedida, perseverante, segura
Rosa – Artística, doce, delicada, refinada

E então, quer saber quais são suas cores amigas? 

Beijos,

Juliana Skliutas
Personal Stylist
www.julianaskliutas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.