quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

02 livros de fotografias para ver, rever e ainda, usar na décor.

Olá!! Já faz um tempo que eu queria escrever este post, mas vocês imaginam, eu sou um pouco chata com relação à pesquisa (rsrs) então queria ler tudo sobre o assunto, já que uma das minhas indicações, é uma torcida, e também uma das minhas paixões.

Tenho um amor por decoração (isso vocês já sabem) e claro, quem ama décor, escrever um blog (obviamente), também ama fotografias, e por este motivo o post é exatamente as duas coisas: fotografia e décor. Desde pequena sempre fui apaixonada por fotos de paisagens, lugares diferentes, não importando se numa praia paradisíaca, ou uma paisagem urbana. Acredito que um bom fotógrafo consegue extrair o melhor de cada lugar, não importando onde seja. 

E então o post é exatamente sobre isso: decoração e fotografias, ou mais precisamente, livros de fotografias para viajar sem sair de casa e ainda deixar a décor charmosa. Quem já pensou no assunto? 


O primeiro deles tem uma longa história, uma sensação, e ainda uma chance de torcida ao Oscar deste ano. Vou explicar direitinho! Vou começar contando de uma exposição que eu fui no ano passado do Sebastião Salgado, que eu fiquei encantada. Foi no Sesc aqui em São Paulo, e num dia de semana, em minha fase "fotografia" lá fui eu ver e me encantar com as fotos. O nome da expo era o mesmo do livro Gênesis (é da editora Taschen) e mostra fotografias em preto e branco em lugares inóspitos. São imagens para viajar sem sair do lugar! E agora elas viraram livro!


O livro é organizado em cinco capítulos geograficamente: Planeta do Sul, Santuários, África, Espaços do Norte, Amazônia e Pantanal. As fotografias são de espécies animais e vulcões das ilhas Galápagos, pinguins, leões-marinhos, biguás e as baleias da Antártida e no Atlântico Sul; jacarés e onças brasileiras... os icebergs da Antártida, os vulcões da África Central, o deserto do Saara, o Negro e os rios Juruá na Amazônia; as ravinas do Grand Canyon, as geleiras do Alasca, entre outros. Tendo dedicado tanto tempo, energia e paixão para a realização deste trabalho, Salgado compara Gênesis a 'minha carta de amor para o planeta´.

Resumindo: o livro, assim, como a exposição que tive o prazer de ver de perto, é lindo!! E além disso, para quem como eu, adora uma boa curiosidade; O documentário franco-brasileiro “O sal da Terra” (2014) que conta um pouco da longa trajetória do fotógrafo, e apresenta um de seus projetos, o “Gênesis”, está entre os 134 inscritos ao Oscar 2015. O filme, dirigido por Juliano Ribeiro, filho de Sebastião Salgado, e pelo consagrado alemão Wim Wenders, foi um dos quatro escolhidos para concorrer ao Oscar deste ano – cerimônia que acontecerá em 22 de fevereiro de 2015 (caso alguém queira ler um pouco sobre o assunto segue um link do site RG aqui.). O anúncio foi feito há poucos dias pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Na mesma categoria concorrem também os filmes “Citizenfour”, “Finding Vivian Maier”, “Last days in Vietnam” e “Virunga”. Vamos torcer!



Um outro livro que eu gostaria de indicar é Rio por Hans Donner. São fotos da cidade maravilhosa daquelas que só quem tem um olhar apurado para captar! As fotografias são de Felix Richter e Martin Fiegl. As fotos são lindíssimas e o livro ainda conta um pouco das histórias da cidade. Um bom motivo para deixá-lo na mesa como peça de décor para os apaixonados pela cidade. 
Eu como adoro livros de fotografias acho sempre uma boa pedida, tanto como decoração, como para folhear de vez em sempre naqueles momentos relax. Espero que tenham gostado das indicações. E vocês, gostam? Se sim, depois me contem!! 

Gostaram?

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.