quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

LIXO

A quantidade produzida de lixo por uma pessoa diariamente é de aproximadamente 1 kg. Só no Brasil se produz cerca de 240.000 toneladas de lixo diariamente, é tanto lixo que não dá nem pra imaginar! Da onde e porque tanto lixo qual o motivo desse aumento a cada ano que passa? Nada mais é do que o aumento do poder aquisitivo das populações, pois é, conseqüência do aumento de consumo de produtos industrializados como garrafas pet e embalagens entre outras coisas…
No Brasil algo perto de 88% desse lixo vai para os aterros sanitários, somente 2% é reciclado, o lixo hospitalar é incinerado e somente 3% vão para a compostagem, ou seja, transformado em adubo. Isso ocorre aqui no Brasil, pois reciclar é cerca de 15x mais caro do que descartá-lo! Na Europa os fabricantes de embalagens são responsáveis pelo destino do lixo e os consumidores também fazem a parte deles. A coleta é destinada a empresas de reciclagem, o que desonera o governo e coloca parte da responsabilidade nas mãos dessas empresas.
Temos de ter responsabilidade e reciclar o nosso lixo sempre! Latas, vidros e garrafas pet podem ser recicladas, de outra forma podem demorar até 1 milhão de anos para se decomporem. Fora o espaço que poupamos nos aterros sanitários, portanto estaremos colaborando com o planeta. Pensando em nossos filhos e os filhos deles, que caso contrário terão de se adaptar com a água racionada… é pois não vai ter água que sobre… fora os problemas respiratórios que são provocados pela poluição de nossa atmosfera pela emissão de gases…e você sabia que  com 1 kilo de vidro quebrado se produz 1 kilo de vidro novo? O vidro é um exemplo de material que pode ser reciclado infinitas vezes!A cada 50 kg de papel reciclado, estamos salvando uma árvore e a cada 50 kg de latas recicladas, poupamos a extração de 5 toneladas de bauxita, matéria prima das latinhas de refrigerante.
O mais bacana de tudo isso é que fora a ajuda que damos ao planeta, geramos renda na comercialização de materiais reciclados, criamos empregos para usuários de programas  sociais e de saúde das prefeituras, economizamos energia e matérias primas, poluímos menos o ar a água e o solo, e muito importante criamos cidadãos, responsáveis pelo seu lixo e conscientes de sua responsabilidade na preservação da natureza de forma concreta. Não jogue lixo na rua e recicle SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.