domingo, 22 de fevereiro de 2015

Para novos aventureiros na cozinha: temperos essenciais para ter em casa.

Nada como uma comida com um tempero maravilhoso e neste caso, eles fazem toda a diferença, além é claro, das mãos de quem o prepara. E ter estes temperos em casa já são um bom começo para uma comida saborosa. Não acham? Então, como uma nova aventureira na cozinha (apesar dos altos desastres) surgiu a idéia de um post sobre o assunto. Vocês têm algum tempero preferido? Já sabem quais os temperos que não devem faltar em casa para quem está começando a se aventurar nas boas receitas na cozinha? Então vamos lá!!


Os melhores temperos são aqueles colhidos na hora (isso nós ouvimos desde a época da vovó), isso por serem naturais, além do aroma mais pungente. Na boa cozinha normalmente estes temperos naturais servem para decorar o prato, tornando-o mais vivaz. Além disso, são utilizados para finalizar o prato, para que todo o frescor do tempero seja sentido na hora de saborear. Para quem está pensando seriamente no assunto tem um post da Liza aqui no blog: Como cultivar ervas aromáticas em casa.


Normalmente esses temperos possuem cores vivas e colocados em recipientes adequados ainda podem servir de decoração na cozinha. Já pensaram nisso? Mas tem aqueles que são um mix de aromas e sabores, combinando folhas naturais a outros.

Dicas de temperos: 

Para carne bovina: Sal grosso com pimenta calabresa, alecrim, cebola, alho desidratado e orégano.
Chimichurri (mix de tempero de origem argentina) que pode ser utilizado diretamente para preparar a carne ou como molho misturado ao azeite. Para quem gosta de fazer esses temperos em casa, o site Gordelícias (que eu gosto bastante) tem uma receita muito legal de como preparar Molho Chimichurri. Vale ver a receita!

Para aves: O Curry e a cúrcuma, que devem ser utilizados separadamente. Eles dão uma coloração muito bonita ao alimento, além do sabor, é claro.

Temos também uma grande variedade de desidratados, ervas finas com gradações que vão do verde claro ao escuro. São elas: alecrim, manjericão, orégano, salsinha, cebolinha e louro. Estas são mais comuns e vocês até já devem utilizar com frequência, ou em um momento, naquele prato especial. 

Há outros que devem ser utilizados de forma comedida pois possuem sabor peculiar e podem não agradar a todos os paladares como, por exemplo, o cominho e o açafrão.

Uma curiosidade sobre açafrão e a cúrcuma: O açafrão, que muitos compram como se fosse o legítimo, é na verdade outro condimento: a cúrcuma. Aquele pozinho amarelo intenso que nós conhecemos é extraído das raízes da Curcuma longa, uma planta da família do Gengibre. 

O açafrão, por outro lado, vem do pistilo das flores da Crocus sativus, originária da Grécia e Sudoeste da Ásia. A especiaria tem aroma único e justamente por isso, difícil de descrever ou associar a outros cheiros. É muito utilizada na paella espanhola, além de conferir cor e aroma a outros pratos com arroz, como o risotto.

E então... vamos nos aventurar nos temperos?

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.