domingo, 1 de fevereiro de 2015

Por Liza Lazzarini: Um pouco sobre o lixo reciclável.

LIXO RECICLÁVEL
Reciclar significa transformar em algo novo, e lixo reciclável são resíduos que constituem interesse de transformação e que têm mercado que habilita sua transformação industrial. Todo o lixo reciclável é considerado reciclável dentro de um contexto social. Muitas cidades já têm planos de coleta seletiva coerentes com sua realidade local. E muitos novos profissionais e cientistas estão criando novas maneiras de reutilizar material descartado para lixo, a exemplo de um sistema de irrigação criado no Vale do Rio Doce que é feito de garrafas pet, e que de outra maneira poderiam levar centenas de anos para se decompor.

Um aquecedor solar feito de embalagem descartável, criada em Santa Catarina, e até lata de óleo ou de batata pringles que viram antena de rede sem fio com alcance de até 4 km! Reduzir o desperdício é a melhor maneira de fazer menos lixo, pois 40% do que compramos vira lixo, são os restos imortais do nosso planeta, e pior criados por nós! Pensar antes de comprar é RECICLAR.

Às vezes um produto centavos mais caro do que outro tem uma embalagem que pode ser reutilizada… e aí temos os “3Rs” – Reduzir o desperdício, Reutilizar sempre que possível antes de jogar fora, e Reciclar separando corretamente e lavando as embalagens que podem ser recicladas. Apesar de existirem cores globalizadas para cada tipo de lixo reciclado, amarelo para metais, vermelho para plástico, verde para vidro e azul para papéis, muitas vezes chegando à cooperativa são misturados e separados novamente, então se você não tem espaço para tanta lixeira, escolha uma para tudo o que puder ser reciclado. Crie em seu condomínio um movimento para que todos comecem a separar o lixo reciclável, entre em contato com a cooperativa da coleta seletiva do seu bairro pelo site da prefeitura www.salvador.ba.gov.br, é muito simples e é pelo planeta!

Óleo de cozinha é um dos grandes poluidores dos rios e mares, então procure uma entidade que recicle esse material ou faça sabão dele! Na internet você acha a receita do sabão, é fácil e você ainda economiza. Procure no site www.ambienteemfoco.com.br, ou no “youtube”. Em Salvador só achei um local que recicla óleo de cozinha, eles recolhem de 15 em 15 dias e o contato é 9141.0912 COOPCASSANGE, fica no bairro do Cassange. Tem também um site muito legal que diz tudo o que dá ou não para reciclar e como fazer, é o www.lixo.com.br, faça uma cópia e coloque no elevador de seu prédio ou distribua para os moradores do seu condomínio, o planeta e as futuras gerações agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.