segunda-feira, 23 de março de 2015

Por Andrea Santa Rosa: 02 receitas de brigadeiro light.

Olá!!! Quem já está pensando na Páscoa? E como seguir a dieta? Nada de ansiedade e medo de não conseguir levar em frente a disciplina na alimentação no período mais chocólatra do ano. Andréa Santa Rosa, nutricionista e criadora do programa online Vida Funcional (www.vidafuncional.com.br) ao lado do marido, o diretor e ator Márcio Garcia, ensina duas receitas, que vão saciar a vontade pelo chocolate e, ao contrário dos produtos industrializados, não possuem gorduras saturada e trans, açúcar, além de outras substâncias químicas que podem prejudicar o organismo.

Andréa explica que “tudo depende da escolha de cada ingrediente e é possível fazer substituições que deixam a receita saudável, sem tirar o gostinho de quero mais das outras sobremesas”. Além disso, “o cacau, utilizado nas dicas a seguir, é um potente antioxidante e possui em sua composição polifenóis que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Ele pode promover também a redução do colesterol total e do LDL, o colesterol ruim”. A nutricionista ensina aqui algumas receitas do seu cardápio funcional para a Páscoa, para degustar sem culpa!


Brigadeiro de biomassa com castanhas

Ingredientes:
2 xícaras de biomassa de banana verde (1) amolecida
3 colheres de cacau em pó
3 a 4 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou de proteína de arroz
1/2 xícara de leite amigo (se necessário)
1 punhado de castanhas trituradas (castanha do pará ou de caju, amêndoas, etc)

Preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar (se a biomassa estiver muito durinha, adicione três colheres de leite de coco ou outro leite vegetal). Quando começar a desgrudar, retire da panela e leve à geladeira. Quando esfriar, faça bolinhas e passe em castanha triturada. Pode-se usar também coco ralado ou amendoim.

1.Biomassa de banana verde – Lave as bananas sem retirar a casca ou os talos e certifique-se de que elas estão bem fechadas, sem falhas na casca. Coloque água em uma panela de pressão suficiente para cobrir as bananas e deixe ferver. Assim que ferver, coloque a fruta e tampe até conseguir a pressão. Depois que a panela estiver com pressão, abaixe o fogo e deixe por mais 10 minutos. Deixe que a pressão saia naturalmente. Sem deixar as bananas esfriarem, retire-as da água e tire as cascas rapidamente. É importante fazer isso enquanto elas ainda estão quentes, pois, caso esfriem, elas endurecem. Utilize um processador ou liquidificador para batê-las até formar uma pasta. Caso seja necessário, coloque água fervente para deixa-la mais macia. Caso não queira utilizar imediatamente, ela pode ser congelada em potinhos para ser usada depois.


Brigadeiro branco:

Ingredientes:
1 copo médio de leite de coco caseiro
1 colher de sopa de mel
½ xícara de chá de biomassa de banana verde
1 colher de sopa de farinha de amêndoas

Preparo:
Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio até a massa desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar e leve ao congelador por aproximadamente três horas. Retire do congelador, faça bolinhas e passe no coco fresco ralado.

E então... gostaram? Na próxima semana tem mais duas receitinhas da Andrea Santa Rosa com chocolate, para ninguém estragar a dieta na Páscoa.

Beijos, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.