terça-feira, 28 de abril de 2015

A flagship Vista Alegre em São Paulo e suas lindas porcelanas e cristais.

Olá!! Sabe quando você adora décor e tem admiração por determinadas marcas porque sabe o trabalho e dedicação que são desempenhados na criação e conclusão de suas peças? Na verdade, como eu sempre digo, determinados objetos não são tão simples, são como obras de arte por um trabalho manual tão bonito. 

Eu adoro objetos de casa!! Há algumas semanas atrás tive a honra de ser convidada pela Vista Alegre, marca portuguesa (eu até já contei um pouco da história aqui no blog) para uma visita guiada em sua flagship aqui em São Paulo para conhecer todas as suas coleções em detalhes. E já imaginam que eu amei a visita né!! Foi muito bom ver cada uma de suas lindas porcelanas e cristais e saber toda a sua história!! Foi como viajar até Portugal!! 

A Vista Alegre existe há mais de 180 anos. Foi fundada em 1824 em Ílhavo, Aveiro, na região centro de Portugal, por José Ferreira Pinto Basto. Possui um ‘know how’  ímpar, e uma das mais modernizadas fábricas de porcelana a nível internacional. 

Desde 2001 a marca se  fundiu com a Atlantis, empresa de cristais e vidros, e passou a se designar Vista Alegre Atlantis. Em 2009 foi vendida ao grupo português Visabeira e passou por uma boa fase renovação, resultando em lindas coleções e cada vez mais criatividade e ótimas colaborações.

Abaixo algumas fotos contando um pouco sobre a marca e porcelanas lindíssimas.



A Vista Alegre possui um programa super legal de estágios, com designers e arquitetos renomados que fazem um laboratório, conhecem o processo de fabricação de seus objetos e criam linhas lindíssimas em colaboração. Abaixo, uma dessas parcerias que eu achei um charme, a coleção Bairro das Flores, de Fernanda Massotti. A inspiração foi na região de Ílhavo, noroeste de Portugal com a arquitetura repleta de casinhas coloridas.

Quando colocadas umas sobre as outras, as peças formam pequenas casas, e cada xícara representa um andar. Em todos os "andares" há  detalhes minuciosos como flores, vasos, varandas e objetos decorativos que recriam ambientes domésticos.


Abaixo, mais uma coleção que me chamou a atenção por ser uma homenagem ao Rio de Janeiro (quem conhece a cidade sabe que a beleza é indiscutível). Bules, xicaras e pratos fazem parte desta coleção com 9 peças, desenhadas pela designer gráfica brasileira Beatriz Lamanna.

A coleção de louças de porcelana que retrata locais tão pitorescos da cidade carioca, como os botecos, o calçadão, a Praia de Ipanema, o Cristo Redentor ou o Morro dois irmãos. É um cartão postal vivo da cidade  mais conhecida do Brasil no exterior, e da segunda maior metrópole brasileira.


Abaixo, a Coleção Fado criada pela designer Catarina Pestana em homenagem à Fernando Pessoa, e é claro, uma boa lembrança portuguesa.


A Coleção de Christian Lacroix, criada em parceria com a marca francesa também dispensa comentários. Eu já falei dela aqui uma vez, já que sempre foi uma das minhas linhas queridinhas desde quando conheci a marca, logo quando ela chegou à São Paulo.


E a outra coleção da marca que me chamou a atenção foram os cristais. Fiquei encantada com todos os cristais da marca, que vão desde garrafas até copos, com ou sem detalhes e até folhados a ouro. Já imaginaram?


E para quem adora ver tudo já arrumado aqui vão algumas inspirações com mesas já com os objetos da marca.

E então... gostaram? Vem novidades por aqui!!

Para quem quiser ir conhecer a marca pessoalmente, segue o endereço:
Rua Haddock Lobo, 1553, Jardins, São Paulo.

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.