sexta-feira, 19 de junho de 2015

Por Ingrid Lisboa: Como organizar uma festa junina com amigos

Festa junina sempre foi minha preferida. Como faço aniversário em junho, são incontáveis as vezes em que apaguei as velinhas vestida de caipira. E como na casa dos meus avós sempre havia fogueira, batata doce assada e vinho quente o mês de junho quase todo (tipo uma festa junina semanal mais íntima, só com os filhos e netos), confesso que organizar ou participar de uma me deixa verdadeiramente feliz.

Por isso quero dividir com vocês 5 dicas para facilitar a organização. Não para organizar um festão de arromba. Mas uma reunião intimista e gostosa com amigos e familiares. Os mais chegados – como diria meu falecido avô.


1) Decida o tipo de festa e como será o rateio entre os convidados – se houver, claro. Com base no tipo de festa e quem vai bancar o custo, você poderá ter uma lista maior ou menor de convidados. Caso decida oferecer a festa aos amigos, sem custo para estes, provavelmente a lista será menor. Caso decida dividir os gastos, a festa poderá ser maior. Particularmente eu acho que funciona super bem o dono da casa oferecer decoração, bebidas e estrutura, mas contar com os convidados para trazer os alimentos.

2) Decida o local da festa. Pode ser o sítio, casa de campo, salão do prédio ou a varanda do seu apartamento. Não importa o local. Mas ele também ajuda a definir a quantidade de convidados. Se for na varanda do apartamento, a lista de convidados reunirá os muito íntimos. Se for no salão do prédio, pode crescer um pouco.

3) Prepare a lista de convidados. Sabendo o tipo de festa e onde será, você pode fazer a lista de convidados. Não se esqueça de anotar como convidado o namorado da filha da melhor amiga ou a mãe que mora com ela. Na ponta do lápis, esquecer alguns nomes faz diferença.

4) Se optar pela festa compartilhada, faça a lista de pratos doces e salgados. A lista é super importante pois, do contrário, você perderá o controle sobre o que será servido. E se duas amigas resolvem levar bolo de milho e ninguém leva cachorro quente? Lembre-se de que os pratos salgados não poderão faltar em boa quantidade. Os doces também são importantes, mas os salgados são prioridade.



5) Faça o convite já solicitando que o convidado escolha o que vai levar. Ou seja, ao telefonar para o convidado, esteja com a lista de alimentos e pergunte o que ele gostaria de levar. Certifique-se também sobre as quantidades que cada um deve levar do alimento escolhido, de forma que um amigo com 4 filhos e sua amiga solteira levem quantidades proporcionais aos acompanhantes.

No mais, capriche na trilha sonora, na decoração, e não se esqueça de pedir para os sobrinhos adolescentes prepararem correio elegante e algumas brincadeiras para animar a festa.

Um beijo grande

Ingrid Lisboa

Instagram: @ingridlisboa.ho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.