quarta-feira, 8 de julho de 2015

Design: A coleção Estrela dos irmãos Campana para a A Lot of Brasil.

Olá!! Vamos falar de design? Ao lado de consagradas marcas como Missoni, Kartelli e Edra, a A Lot of Brasil apresentou na feira de design deste ano a coleção desenhada pelos irmãos Humberto e Fernando Campana, intitulada Estrela. A dupla brasileira de designers encarregou-se também do projeto de Stand da marca.

Trata-se da primeira colaboração dos designers com a indústria brasileira, denominada estrela, que utilizou das mais altas tecnologias do mercado. A coleção vem democratizar peças criadas pelos designers, trazendo custos mais acessíveis ao público e, já está disponível na flagship da marca além de 38 distribuidores nacionais e 12 internacionais.

Influenciados pela natureza em muitos de seus conceitos, os irmãos Campana se inspiraram nas bolachas-do-mar, parentes próximos das estrelas-do-mar, para desenvolver a coleção denominada “Estrela”, composta por poltrona, cadeira, mesa, sofá e luminária.

Os designers ficaram encarregados também de todo o projeto de stand da marca. O espaço fazia diálogo com a coleção com o propósito de inserir os visitantes em toda uma “atmosfera Estrela”.

A nova linha criada pela A Lot of Brasil promete tornar as obras dos irmãos Campana mais acessíveis a um número maior de consumidores. Trata-se da primeira série de móveis Campana produzida de forma industrial pela marca.

A ideia de produzir uma coleção de mobiliário dos irmãos de maneira mais acessível, já era um desejo antigo tanto de Pedro Franco, quanto dos designers. Sobre a parceria da marca com os designers, a dupla comentou “Conseguimos criar uma coleção de produção muito rápida, com corte a laser, um robô para soldar tudo, e ainda com preços honestos”.


Transmutar a característica artesanal das peças dos irmãos Campana para uma série industrial, foi um desafio que reduziu os custos e, para isso, a A Lot of Brasil buscou solução em outras indústrias. As peças da coleção são feitas em aço e possuem elementos recortados a laser, o que implicou na necessidade de uma solda robótica utilizada em indústrias automotivas para juntar os recortes. Mesmo feitas em metal, as peças disponíveis em sete cores aparentam a leveza e o aspecto manual, marca registrada dos designers.


A Lot of Brasil, Indústria Brasileira de Mobiliário, foi fundada em 2012 por Pedro Franco com o intuito de produzir o melhor do design mundial em solo brasileiro, industrialmente e de forma a oferecer peças competitivas para o mercado nacional e internacional. Foi a primeira indústria da América Latina a ser selecionada a participar do Salão do Móvel de Milão. Nos últimos anos, marcou presença em feiras dos mais diversos países como, por exemplo, Salão Internacional do Móvel de Milão, ICFF NYC, DW México, Index Dubai.

Designers renomados colaboram com a empresa, como Alessandro Mendini, Borek Sipek, Irmãos Campana, Fabio Novembre, Nika Zupanc, Pininfarina, Karim Rashid, Vico Magistretti e outros.

A empresa tem como premissa a democratização do design, daí a origem do nome em inglês ‘A Lot Of’. Vender um bom design, a muitos e em quantidade. Fiéis a esse princípio, hoje atingiram seus objetivos. Através de investimentos em moldes, tecnologia, pesquisa de materiais e sobretudo no desenvolvimento do bom design, se tornaram editores e produtores de sua coleção.

Para quem ainda não conhece, o Estúdio Campana foi fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando (1961) e Humberto Campana (1953) e é considerado um dos maiores estúdios de design de todo o mundo.

Empresas como Alessi, Artecnica, Baccarat, Bernardaud, Consentino, Corsi Design, Edra, Grendene, H. Stern, Louis Vuitton, Magis, Moleskine, Nodus, Skitch, Trousseau, Venini, entre outros, produzem as ideias materializadas pela equipe do Estudio, que também assina sua própria linha de edições limitadas, numeradas e de peças únicas criadas, muitas vezes, em parceria com comunidades e ONGs.

As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de renomadas instituições culturais como MoMa, em Nova Iorque; Centre Georges Pompidou, em Paris; Vitra Design Museum, em Weil am Rhein; Museu de Arte Moderna de São Paulo e, também, Musée Les Arts Décoratifs, em Paris.

Os irmãos foram homenageados com o prêmio “Designer do Ano” pela Design Miami, em 2008 e os “Designers do Ano” pela Maison & Objet, em 2012. Neste mesmo ano, eles foram selecionados para o Prêmio Comité Colbert, em Paris; homenageados pela Design Week, em Pequim; receberam a “Ordem do Mérito Cultural”, em Brasília, e foram condecorados com a “Ordem de Artes e Letras” pelo Ministério da Cultura da França. Em 2013, eles foram listados pela revista Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes e, em 2014, a Wallpaper* os classificou entre os 100 mais importantes designers.

E então, o que acharam da coleção?

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.