terça-feira, 14 de julho de 2015

Por Juliana Skliutas: Você sabe qual é o seu tipo físico? Dicas práticas para equilibrar a silhueta.

O look de uma mulher deve traduzir a imagem da pessoa que ela quer transmitir, respeitando e valorizando a natureza do seu tipo físico. Cada pessoa tem um formato de corpo que varia muito de acordo com sua ascendência, miscigenações, cuidados alimentares e a própria idade. O tipo físico pode ser descoberto através da medição e análise das partes do corpo e comparação das suas proporções. 

Ao escolhermos uma peça de roupa, devemos reparar as proporções de cada parte do nosso corpo. Assim saberemos qual parte queremos disfarçar ou exibir. Por exemplo, se os ombros são mais largos que os quadris, devemos escolher peças que chamem a atenção para a parte de baixo do look.  Se o abdômen é avantajado, deve-se optar por itens que chamem a atenção para a parte de cima. Se a cintura é fina com relação aos quadris e ombros, a cintura deve ser o ponto focal para valorizar esta silhueta. 


Os acessórios são excelentes aliados no jogo do equilíbrio das proporções do corpo. Eles também ajudam a valorizar as partes que queremos chamar a atenção de acordo com o tipo físico. Uma pessoa que tem os ombros mais curtos que a largura dos quadris, deve usar e abusar de lenços no pescoço, brincos grandes ou maxi colares. As pessoas de tipo físico mais cheinho, têm como aliados os relógios, pulseiras e anéis para chamar a atenção ao antebraço. 



Como Personal Stylist, gosto muito de indicar o blazer como terceira peça em um look. Porém, cada tipo físico exige um corte específico desta peça de roupa que o valorize. Blazers com ombreiras estruturadas são ótimos para equilibrar a silhueta do tipo físico triângulo. Já quem tem o corpo com ombros mais largos devem dar preferência às cores escuras para o seu blazer queridinho. As pessoas de tipo físico oval precisam de um blazer mais comprido que termine abaixo da linha do quadril e lembrar-se de usá-lo sempre aberto, para criar duas linhas paralelas que vão alongar a silhueta.


A escolha de uma roupa inadequada ao tipo físico pode trazer resultados indesejados visualmente. A peça errada pode aparentar algo que esteticamente não é o efeito que queremos. Um look montado sem o cuidado com o tipo de corpo pode dar a impressão de que uma pessoa está muito acima do peso ideal, ou muito magrinha, ou muito mais baixa do ela realmente é. A moda deve ser uma aliada do nosso tipo físico, e não uma inimiga da nossa própria natureza.

Veja alguns itens que não podem faltar no guarda-roupa, de acordo com cada tipo físico, a seguir. São aqueles itens que vão valorizar as partes do corpo que queremos chamar a atenção, vão disfarçar alguma parte que não gostamos e por fim equilibrar e alongar a silhueta, trazendo como resultado uma ilusão de ótica harmoniosa. São eles:
Tipo físico oval: use saia reta ou ligeiramente evasê;
Tipo físico triângulo: opte por blusa de decote canoa ou com detalhes nos ombros;
Tipo físico retângulo: aposte em looks monocromáticos com detalhes na cintura;
Tipo físico triângulo invertido: vá de blusa com manga raglã ou cava americana;
Tipo físico ampulheta: abuse de vestido tipo envelope trespassado ou justo.


Com as peças ideias para cada tipo físico somente temos a ganhar. As mudanças são positivas e muito visíveis. As baixinhas vão parecer mais altas, as cheinhas vão ficar mais esbeltas, as proporções do corpo estarão mais equilibradas. 

O principal de todo este trabalho de análise do tipo físico é estabelecer quais as peças de roupa que nos valorizam e exaltam nossa beleza natural e quais peças disfarçam aquelas partes que, por algum motivo, nos incomodam visualmente. A mudança é de fora para dentro, de dentro para o mundo. Uma satisfação individual com o nosso próprio corpo.

A escolha das cores certas colabora e muito na ilusão de ótica desejada. Todo mundo tem uma gama de cores amigas que, além de nos deixar com aparência jovial, iluminada, revigorada e saudável, ainda são ideias para cada tipo físico.  A coloração pessoal analisa através da cor da nossa pele, cor dos olhos e cabelos as informações necessárias para sabemos quais as cores que nos valorizam, esteticamente falando. 

Pessoas de corpo triângulo devem usar cores claras e iluminadas na parte de cima do look. Já as pessoas de tipo físico oval devem optar por cores escuras, opacas e por tecidos sem muita textura.

Não existe um tipo físico ideal ou tipo de corpo perfeito. Talvez a nossa boneca da infância Barbie ou seu namorado Ken tenham essas proporções dos sonhos. O importante é sermos felizes com o nosso corpo e sabermos usar as ferramentas práticas para nos sentirmos bem com o nosso tipo físico. O trabalho de uma Personal Stylist é justamente ajudar a encontrar as peças mais indicadas para o nosso tipo físico. Dúvidas? Estou à disposição.

Para finalizar, gostaria de ressaltar que o estilo de cada pessoa deve sempre ser respeitado com atenção ao seu tipo físico e coloração pessoal. Essas três análises se complementam para um resultado ideal da imagem que queremos transmitir. 

Juliana Skliutas - Personal Stylist

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.