quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Saddock 207 inaugura, dia 3 de setembro, exposição com cinco peças de design criadas por Salvador Dalí.

Dalí em Ipanema: Na década de 1930, Salvador Dalí tinha um círculo de amigos bem variado. Entre eles, o aclamado designer de móveis e decorador Jean-Michel Frank. Da amizade surgiu parceria: juntos, desenvolveram uma série de ideias de mobiliário e luminárias – apenas mais uma faceta do mestre surrealista. Cinco destas peças estarão, de 3 a 23 de setembro, na Saddock 207, o recém-inaugurado espaço de exposição, venda exclusiva e discussão sobre o design-arte. A mostra acontece no showroom Myliving, de Gabriela Eloy e Beto Consorte, no segundo andar da Saddock 207. E o melhor: as peças, verdadeiras obras de arte, vão estar à venda. 

mobiliário-salvador-dalí-exposição-arte-design

Em 1990, uma equipe da BD Barcelona Design, liderada por Oscar Tusquets, produziu o mobiliário que Dalí esboçou para Jean-Michel Frank. E foram além: também deram vida à Leda Chair e à Leda Low Table (que Dalí retratou no quadro Femme á la tetê rose, de 1935), pelas mãos do escultor catalão Joaquim Camps. 

Por serem fundidas uma a uma, cada Leda Chair, em latão polido e envernizado, é única. Já a Leda Low Table faz parte de uma edição ainda mais especial, a coleção Black Label, toda em preto e com apenas 105 edições. Feita em latão (liga de cobre e zinco), tem aplicação de uma pátina preta envelhecida em bronze fundido e mármore Marquina negro que forma o ovo pousado sobre a mesa. Os pés reproduzem um braço e uma perna femininos. “Embora não tenha desenhado a mesa e a cadeira como objetos, quando Dalí pintou Femme á la tetê rose já estava envolvido no universo do mobiliário. Portanto, pode-se considerar o quadro quase como um ‘desenho esquemático’ para a produção posterior”, diz Beto Consorte.


Leda Chair e Leda Low Table e a tela em que Salvador Dalí as retrata.


A cadeira e a mesa estarão na exposição, assim como as luminárias-escultura Bracelli,que Dalí tinha em sua casa em Port Lligat e tem um pedestral em ziguzague coberto por folha de ouro, “apoiada” em uma muleta de madeira; a Cajones, que tem um pé de madeira com pequenas gavetas, uma ideia já utilizada na escultura Venus de Milo aux tiroirs; e a Muletas, um objeto-obsessão para o artista, já visto em obras como Autoportrait mou avec lard grillé, de 1941, e The dream, de 1937.


Serviço
Saddock 207
Rua Almirante Saddock de Sá, 207, Ipanema. Tel.: 2689-2899.
De segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábado, das 10h às 14h.

E então, quem vai conferir tudo de perto? 
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.