quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Brasil Porta Adentro, o novo livro da ABD retrata os 100 anos de design de interiores no Brasil.

Essa publicação inédita, já com pré-venda, revela uma visão histórica do design de interiores no Brasil, abordando desde os primeiros trabalhos feitos por aqui até os dias atuais.

Você sabe quem foram os precursores da decoração no Brasil e quem assinou os primeiros trabalhos por aqui? Já ouviu falar em paquebots, nome dado aos navios de antigamente? Para transformar o interior deles, havia uma concorrência acirrada entre os grandes escritórios de decoração da época. 

Essas e outras curiosidades são apenas alguns exemplos contados no novo livro Brasil Porta Adentro, realizado pela ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores. Trata-se de um trabalho inédito, que envolveu uma pesquisa minuciosa desde a raiz da profissão, esmiuçando não só os fatos como também a trajetória das pessoas essenciais para desenvolver esse segmento, como os artífices que marcaram presença nos primórdios da profissão. “É um documento histórico tanto para estudantes como para profissionais da área e apaixonados pelo assunto. Com fotos antigas e fatos curiosos, essa publicação tem tudo para se tornar uma leitura obrigatória e, sobretudo, prazerosa”, comenta Renata Amaral, presidente da ABD. 


O livro Brasil Porta Adentro também marca os 35 anos da ABD, instituição pioneira no segmento no Brasil, que também ganhará um capítulo dedicado a contar a história da associação, desde a sua fundação, em 1980.

Com realização da ABD,  texto da jornalista Cristina Dantas, especialista em decoração e design, curadoria de conteúdo do designer de interiores Roberto Negrete e coordenação de Renata Amaral, o livro, publicado pela Editora C4, chegará às livrarias de todo o país no fim de outubro de 2015, mas desde já é possível encomendar o exemplar pelo site da ABD (www.abd.org.br). 

Entre as tantas histórias em destaque, não poderia ficar de fora a lista dos primeiros decoradores do país, narrando a própria evolução profissional dos designers de interiores. O texto traz informações desde os primeiros artistas plásticos, serralheiros, marceneiros, pintores e as mulheres da alta sociedade que se aventuram na área de design. “Haverá uma passagem pela história de profissionais que estão esquecidos atualmente, como Eliseu Visconti, considerado um dos mais importantes artistas brasileiros. Imigrante vindo da Itália, ele foi responsável pela decoração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro”, explica Roberto Negrete. “O livro será uma espécie de Coffee Table Book, trazendo imagens lindas, e promete se tornar referência na área. Ele vai falar do design de interiores e da diferença que essa profissão faz em todos os aspectos”, completa Roberto.
O livro Brasil Porta Adentro tem incentivo do ProAC – Programa de Ação Cultural, através da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e do Ministério da Cultura (MinC).

Serviço:
Brasil Porta Adentro
Capa dura
Tamanho: 36 x 24,5 cm
260 páginas
Preço Especial de Lançamento: R$ 189,00
Tiragem Limitada: 3 mil exemplares
Edição em Português
Editora C4
São Paulo, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.