quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dicas da nutricionista Débora Soares: Como organizar uma lancheira saudável para as crianças.

Olá!! Ainda estamos na semana da criança certo? Então hoje tem um post para as mamães aqui no blog! Agradar o gosto das crianças e ao mesmo tempo contribuir para a saúde delas é um desafio diário para aqueles que preparam a lancheira de todos os dias. Por isso, Débora Soares, nutricionista da Bianca Simões Cozinha Natural (como de costume, mais informações no final do post), conta como fazer escolhas inteligentes e saudáveis na hora de montar o lanche da escola das crianças. 

Segundo ela, a ferramenta principal para conseguir optar pelos melhores itens é a organização. “Hoje em dia tempo é algo que falta para muita gente. Oriento para que separem um dia da semana para deixar tudo pré-preparado, para que na correria só restem alguns ajustes”, diz.  

Sobre o paladar dos pequenos, Débora conta que as preferências deles são compostas por três itens, sendo o primeiro deles a influência que recebe. “Se os pais comem com frequência alimentos processados, com alto teor de açúcar e sal não adianta querer que a criança goste dos alimentos saudáveis”.


O segundo é a educação do paladar. Ela diz que o gosto fica mais acentuado de acordo com o que a criança come e precisa ser moldado desde cedo. Já o terceiro item é a aparência da comida. “Por isso usar da criatividade nos pratos para chamar a atenção das crianças já ajuda bastante na aceitação.”, diz. 

Para auxiliar no preparo da lancheira das crianças, a nutricionista dá a dica de substituições inteligentes e saudáveis. 

Lancheira Convencional: Pão tipo bisnaguinha,  recheio de presunto ou peito de peru, suco de caixinha e bolinho industrializado de sobremesa. 

Débora conta que as bisnaguinhas são feitas de farinha de trigo refinado, que possui baixo teor de fibras. O recheio, na sua maioria é de embutidos como peito de peru ou presunto, que segundo ela possuem alto teor de sódio e aditivos químicos.

Para beber, os famosos sucos de caixinha são uma opção que  de acordo ela, precisa ser evitada no cardápio. “Contém alto teor de açúcar e baixo nível de compostos bioativos e nutrientes na composição, principalmente devido ao processo de pasteurização”. 

De sobremesa, os bolinhos industrializados normalmente são os preferidos. Débora explica que possuem grande quantidade de açúcar e gordura.  “Opções como essas favorecem o excesso de peso e podem levar a alterações no comportamento das crianças, como a falta de concentração”, explica. 

Lancheira Saudável:  Pãozinho de Chia recheado com frango, bolo de banana com nozes e suco de uva integral orgânico. 

Segundo a nutricionista, é importante fazer a substituição dos carboidratos simples por carboidratos complexos  que possuem maior teor de fibras, vitaminas e minerais. “O pãozinho recheado com frango feito com batata e semente de  chia é fonte de proteína e contribui no desenvolvimento muscular”. 

Para a bebida, ela indica os sucos de frutas vermelhas  natural ou de uva integral orgânico. “Outra boa opção são os sucos mesclados de verduras e legumes como couve ou cenoura”. Esse suco natural proporcionara vitaminas e minerais às crianças. 

De sobremesa ela sugere o bolo de banana e nozes,  rico em gorduras insaturadas, que geram efeitos positivos ao organismo e ajudam bastante na saciedade.  

A nutricionista ressalta que a conservação e transporte dos alimentos também merece atenção. “A conservação é importante, por isso os sucos sempre devem ser acondicionados em recipientes escuros para minimizar a oxidação dos nutrientes e  todos os alimentos em lancheiras térmicas”, conclui. 

Sugestão de Produtos: Chia Pops recheado com Frango Bianca Simões Cozinha Natural: Alto teor de proteína, disponível em embalagens de 400g; Bolo de Nozes e Banana Bianca Simões Cozinha Natural; Fonte de fibras, potássio, magnésio e zinco. Disponível em embalagem de 700g ou 1,4kg. 

Para quem não conhece a Bianca Simões ela tem 26 anos, desde cedo se tornou uma amante da boa comida e passou a se arriscar na cozinha, sempre unindo o prazer de comer bem com um estilo de vida saudável. Em 2014, estudou na renomada escola Le Cordon Bleu e realizou vários cursos na área de gastronomia funcional pela Europa. De volta ao Brasil e com uma visão empreendedora afiada, Bianca percebeu que havia uma carência no mercado de produtos prontos para consumo que unissem o real sabor dos alimentos naturais com uma excelente qualidade nutricional, lançando o Bianca Simões Cozinha Natural.
Site: www.biancasimões.com.br

E então, gostaram?

Beijos,

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