sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O projeto de Mariana Orsi de saídas fotográficas em São Paulo.

Olá! Para quem gosta de fotografias urbanas e arquitetura: A fotógrafa Mariana Orsi, especializada em arquitetura e cidades, lança neste próximo domingo (08-11) projeto de saídas fotográficas mensais, percorrendo lugares emblemáticos de São Paulo. Para a primeira edição, foi escolhido o Elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão. E a estreia conta com a presença especial do arquiteto Jorge Bassani, Professor Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo I FAU-USP. Ao lado do arquiteto Francisco Zorzete, Bassani é autor do livro “São Paulo: Cidade e Arquitetura I Um Guia”, que funcionará como norte para a escolha dos próximos destinos. No início do primeiro passeio, ele irá apresentar os detalhes da história do Minhocão e curiosidades sobre sua construção e impactos até hoje no cotidiano da metrópole, contribuindo assim para a conceituação das fotos a serem produzidas.

O projeto tem a intenção de promover uma redescoberta das cidades por meio da fotografia e da arquitetura, apurar o olhar sobre o entorno e ainda reunir pessoas com interesses em comum, fomentando a discussão sobre essas artes. A ideia é que, após 12 saídas (que podem acontecer em outras capitais), as melhores imagens sejam reunidas em uma exposição.

Além da própria Mariana Orsi, a primeira saída terá outros fotógrafos atuando como “monitores”, dando dicas e tirando dúvidas dos participantes. Não há qualquer tipo de exigência para o uso de câmera profissional. “Qualquer um pode aproveitar o encontro para aprender mais de técnica, composição e sobre leitura de projetos arquitetônicos, além de fotografar até mesmo com o celular”, complementa a fotógrafa.

Os demais profissionais envolvidos são: Michelle Moll, do site Naked Fotografia (www.nakedfotografia.com.br), Júlio Acevedo, Marcello Orsi e João Paulo Oliveira. O evento é gratuito e tem previsão de durar três horas, começando às 09 horas na alça de acesso da Praça Marechal Deodoro. A organização pede apenas que os interessados confirmem participação no evento do Facebook: https://goo.gl/MZ3aSf.

Mais sobre MARIANA ORSI (www.marianaorsi.com.br):
Mariana Orsi é fotógrafa e arquiteta. A vocação para as lentes despertou no início da faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Com a prática e apuro da técnica, fotografar virou profissão antes mesmo da pós-graduação em Arquitetura Contemporânea pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. O conhecimento acadêmico acabou por nortear sua produção. Com estúdio em São Paulo (SP), Mariana Orsi registra atualmente projetos de arquitetura e interiores em todo o Brasil. Em paralelo, roda o mundo com a câmera a tiracolo, captando cenas urbanas e a relação do homem com a cidade.

Mais sobre JORGE BASSANI (www.jorgebassani.com.br):
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é docente - rdidp da Universidade de São Paulo, alocado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Cidade e do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e cidade, arte urbana, a cidade contemporânea, arte e ambiente e arquitetura e cultura. Desde 1980 tem desenvolvido trabalhos na área de Arte & Cidade, autor de esculturas e intervenções temporárias, principalmente em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.