segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Ceia Fit: Andréa Santa Rosa ensina a versão saudável de pratos tradicionais de Natal

Olá!! A nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, criadora do programa online Vida Funcional ao lado do marido, o diretor e ator Márcio Garcia, ensina como manter as celebrações desta época, sem perder de vista o projeto verão. “É super possível desde que você escolha os ingredientes corretos!”, declara Andréa. Na ceia da nutricionista, entram os pratos mais tradicionais do período, como peru, farofa, panetone e salpicão. Mas, todos os ingredientes são funcionais - estudados e escolhidos para beneficiar o organismo e auxiliar na perde de peso. E tudo isso com muito sabor! (para o post não ficar muito extenso, as receitas serão dividas - ok?)

Nada melhor do que poder conservar as tradições do Natal, reunir com a família e os amigos em torno de uma mesa farta e colorida, mas de forma saudável. Então, anote aí a seleção de receitas desenvolvidas por Andréa:


Panetone saúde

Ingredientes:
½ cenoura
3 colheres de sopa de semente de girassol
2 colheres de sopa de semente de abóbora
3 colheres de sopa de semente de gergelim
3 colheres de sopa de semente de linhaça
2 punhados de amêndoas
1 pitada de sal
1 pitada de ervas secas
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
½ copo de água
Cebolinha picada a gosto
Pimenta a gosto
Sal a gosto
2 damascos in natura
1 maçã

Preparo:
Lave, descasque e rale as cenouras. Bata as sementes e o gergelim no mixer ou no liquidificador. Moa as amêndoas. Junte as amêndoas, o sal, as ervas, o fermento e o azeite no liquidificador. Despeje a massa numa vasilha e junte a água morna aos poucos até que a massa se forme e fique meio grudenta. Se ficar muito úmida, junte
um pouco de farinha de grão de bico. Despeje a massa numa forma com papel manteiga e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida adicione os damascos e a maçã cortados em cubinhos. Asse o pão por 30 minutos (160ºC).

Cup cake natalino


Ingredientes:
1 colher de sopa de farinha de aveia
1 colher de sopa de farinha de quinoa
1 colher de café de canela em pó
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sobremesa de cacau em pó
1 ovo de galinha inteiro
1 colher de café de fermento em pó
1 colher de sopa de nozes
1 colher de sopa de avelãs

Preparo:
Em um recipiente misture a todos os ingredientes (menos as nozes) até que forme uma massa pastosa. Deixe descansar por uns 20 minutos. Coloque no forno em temperatura média por 10 a 15 minutos. Se quiser uma forma mais prática, você pode colocar em uma caneca por 3 minutos no micro-ondas. Para finalizar, enfeite com as nozes.

E então, gostaram? Durante a semana tem mais receitas da Andrea Santa Rosa Garcia aqui!

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.