terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ceia Fit: Receitas de Andrea Santa Rosa Garcia para manter a dieta no Natal.

Olá!! Conforme o prometido, hoje tem o segundo post com as receitas da nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, criadora do programa online Vida Funcional ao lado do marido, o diretor e ator Márcio Garcia. A idéia era postar receitas saudáveis da tradicional ceia de Natal, mostrando a possibilidade de manter (para quem não pode sair da dieta) o foco durante o período de Festas, ou pelo menos tentar. 

Na ceia da nutricionista, entram os pratos mais tradicionais do período, como peru, farofa, panetone e salpicão. Mas, todos os ingredientes são funcionais - estudados e escolhidos para beneficiar o organismo e auxiliar na perde de peso. No primeiro post cujo link segue, as receitas eram de Panetone e Cupcake Natalino: Ceia Fit: Andrea Santa Rosa Garcia ensina a versão saudável de pratos de Natal. Abaixo seguem mais receitas: Peru de Natal, Maionese de Biomassa e Farofa Natalina.


Peru de Natal

Ingredientes:
1 peru
Sal a gosto para temperar
½ xícara de azeite de oliva
2 cebolas grandes picadas
4 cenouras picadas
4 talos de aipo picados
2 raminhos de tomilho fresco
1 folha de louro
½ xícara de vinagre balsâmico

Preparo:
Massageie o peru inteiro, por dentro e por fora, com o sal. Ponha o peru numa panela e cubra com água fria. Leve à geladeira por 12 horas. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180 C). Retire o peru da geladeira, jogue fora a água salgada e enxágue bem o peru em água corrente. Pincele o peru com azeite de oliva. Preencha a cavidade da ave com uma cebola, metade das cenouras, metade do aipo, 1 ramo de tomilho e a folha de louro. Espalhe o restante dos legumes e o tomilho na assadeira em volta do peru e regue com o vinagre balsâmico. Asse descoberto, por 4 horas, em média. Se achar necessário vire de lado.


Maionese de biomassa

Ingredientes:
1 xícara de chá de biomassa de banana verde
½ xícara de chá de água quente
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de ½ limão
Uma pitada de sal
Temperos verdes como salsinha, cebolinha, orégano, tomilho, manjericão (a escolha)

Preparo:
Bata tudo no liquidificador, acerte o sal e pronto! Para ficar mais cremosa, é só adicionar mais água quente.


Farofa natalina

Ingredientes:
½ xícara de farinha de milho flocada
½ xícara de amaranto em flocos
2 colheres de sopa de semente de chia
Pimenta do reino e açafrão a gosto
3 colheres de sopa de óleo de coco
½ cebola picadinha
1 dente de alho

Preparo:
Comece refogando o alho e a cebola no óleo de coco. Misture as farinhas e a semente de chia. Finalize com a pimenta do reino e o açafrão para dar uma cor especial.

Como vocês podem ver, o post fica muito extenso e cansativo, então, o próximo, as últimas receitas de Ceia: receita de Ponche e Salpicão.

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.