segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Para começar o ano sem stress: As dicas de detox de Jacqueline Bourbon, terapeuta do resort Soneva Kiri, na Tailândia.

Olá!! Enfim, 2016!! Quem aqui ficou ansioso pela chegada do novo ano? Todo ano novo nós começamos com aquela pequena lista de 02 páginas (um exagero né!) de pedidos e promessas, e dentre elas, desde os estressados até os calmos, vem aquela resolução de ter mais tempo para se cuidar etc. Quem tem este item na lista? Hoje, para começar o ano super animados tem um post que já passou pelo blog no final do ano, e vamos relembrar, para quem quiser começar a cumprir as promessas de ano novo já e começar super bem!

Hoje o post é especial! Conheça Jacqueline Bourbon, terapeuta espiritual e xamânica - considerada pela Condé Nast Travaller como uma das melhores Terapeutas de Cura do mundo em 2014 -, que atrai hóspedes antenados para o Soneva Kiri, cinco estrelas na ilha de Koh Kood (na Tailândia), com sua programação de detox (para quem não o conhece, tem um post onde há a indicação deste resort aqui: Viagem em Família: 05 resorts no mundo para relaxar). Aqui uma entrevista com a Jacqueline Boubon sobre stress, meditação, yoga e bons hábitos:


1. Como limpar sua mente com meditação?
Prática, prática, prática. Use o tempo ocioso em sua vida: quando estiver atrasado em suas viagens; no banho ou onde quer que você tenha tempo. Pratique alterando seus pensamentos negativos para positivos em cada situação. Pensamentos são coisas vivas e têm enorme poder e energia. Quanto mais generoso você for consigo mesmo, mais fácil será limpar sua mente. No meu caso, comecei ouvindo música tranquila por trinta minutos, todos os dias. Isso foi acalmando minha mente e me tornou capaz de partir para a meditação. Também é importante escolher um ambiente 'clean' para reconectar-se a si mesmo e para que você possa enxergar a perspectiva da vida. Opte por locais com boa energia, de preferência próximo à natureza, para promover uma cura natural e serena.

2. Como processar o que aconteceu durante o ano e abrir nosso coração para o que virá no próximo?
Todo ano eu revejo as coisas boas e difíceis que aconteceram e me pergunto: "Qual foi o presente que saiu de cada situação?", especialmente se elas eram ruins ou desafiadoras. A partir daí, aceito o que me aconteceu e tento aplicar o aprendizado no dia a dia. Também gosto de elaborar uma lista, mesmo que pequena, de todas as coisas pelas quais sou grata (desde a água limpa que tenho para beber). Este processo de agradecimento permite que você tenha compaixão por aqueles menos abastados.

3. Como se tornar uma pessoa mais calma e menos estressada?
Quando você percebe que as situações difíceis não são pessoais e sim decorrentes da vida, você consegue respirar fundo e apenas lidar com o que é apresentado a você. Na maioria dos casos, a percepção de que, dentro de seis meses, o que quer que te fez tão estressado terá passado, ajuda você a colocar o desafio em perspectiva. Desenvolva, também, métodos de meditação (existe um aqui de 30 segundos que ensino aos hóspedes do Soneva Kiri) - isso ajudará a te trazer novamente para o presente. Tire um tempo para relaxar durante pelo menos 30 minutos todos os dias e faça algo apenas para si mesmo. Coma bem, viva bem e ame bastante. Joseph Addison disse: "As três grandes coisas indispensáveis para a felicidade são ter algo para fazer, algo para amar e algo para esperar". Eu acredito que se você tem um propósito claro, isso pode ajudá-lo a tornar-se mais calmo. Encontre tempo para rir e desfrutar da companhia dos outros!

4. Que exercícios práticos podemos fazer no dia a dia para melhorar o nosso bem-estar?
Tire um tempo para simplesmente respirar - exercícios de respiração como Yoga, Tai Chi ou Qi Gong ajudam a nos tornarmos mais calmos, desacelerar o ritmo cardíaco e melhorar o equilíbrio e a fisiologia do seu corpo. Adote hábitos saudáveis, como  exercícios físicos regulares ou comer com consciência para alimentar corretamente seu corpo. Cada vez mais, tenho visto um mau comportamento e desempenho das pessoas, especialmente com crianças, que tornaram-se dependentes de alimentos processados, com alto teor de açúcar e sal. "Deixe o alimento ser sua medicina e a medicina ser teu alimento" (Hipócrates)! O Grupo Soneva é extremamente consciente das propriedades curativas das comidas e bebidas. Beba mais água para manter-se hidratado e tente encontrar pelo menos um momento de silêncio durante o dia para meditar, ou ouvir uma bela música, ou para se conectar com a natureza. Permita-se o luxo raro de paz, de tempo e espaço para se reconectar com você mesmo dentro de um ambiente natural.

5. Que tipo de alimentos ou atividades podemos fazer durante este tempo de desintoxicação?
Qualquer alimento recém-colhido e preparado, como fazemos no Soneva Kiri, é muito bom para a sua saúde. Eu acredito nas propriedades curativas de sucos de vegetais frescos para dar ao seu corpo as vitaminas e os nutrientes corretos. Desfrute, com moderação, de qualquer alimento tentador e bebida que seu corpo quer. Substitua os salgadinhos ricos em sódio por outros mais saudáveis. Pratique bondade para si mesmo e faça caminhada, natação ou qualquer exercício que se adapte a você. Nem todo mundo ama exercícios, mas todos têm um exercício de preferência. Escolha algo que goste e certifique-se de fazer alguma coisa para mover seu corpo pelo menos uma vez por dia, se puder.

Sobre Jacqueline Bourbon: Com licenciatura em Psicologia e credenciada em Estudos Avançados em Psicologia, a terapeuta estudou com os melhores professores da área de filosofia espiritualista, hindu, taoístas e budistas. Trabalha com médicos do mundo todo e acredita no poder da medicina convencional, porém com práticas de cura que a complementam. Sua proposta baseia-se em experiências exclusivas para cada hóspede dos hotéis do grupo Soneva.

E para todos nós um 2016 maravilhoso!!

Beijos,

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