quinta-feira, 12 de maio de 2016

Design Brasileiro: Poltrona Bonfim, de Alfio Lisi, participa de leilão em Paris.

Italiano de descendência, brasileiríssimo de alma e coração, o paulista Alfio Lisi se apaixonou pelo design de móveis já no início da faculdade de arquitetura, quando teve o primeiro contato com a marcenaria e as oficinas da UNESP, em Bauru, SP. Quase tudo lhe inspira a criar, viagens, lugares, livros, sabores, pessoas, mas é, especialmente, a verdade simples da nossa cultura e tradição que chama mais a sua atenção.  “Gosto das coisas do Brasil acima de tudo, principalmente as regionais e as populares. Elas estão presentes nas minhas criações e as pessoas absorvem isso na maior naturalidade, um pouco sem saber. É simples assim”, afirma Alfio.


Foi com esse respeito pela nossa história que ele concebeu a Bonfim, uma poltrona alegre e intrigante, como o Brasil e a Bahia. Inicialmente, ela nasceu para a mostra “Imaginários”, feita pela Dpot, depois passou por adaptações. Hoje, além da estrutura de madeira torneada, ganhou um ninho aconchegante de couro amarrado com centenas de fitinhas do Nosso Senhor do Bonfim. “Busquei inspiração em vários cantos, principalmente do nordeste e norte. Folclore, maracatu, congada, bumba meu boi, folia de reis, festas populares e religiosas serviram de fonte. É um festival de cores e tradição”, diz Alfio. 

Essa versão atual do móvel, em junho, promete seduzir também o mercado estrangeiro. Em 23 de junho de 2016, após uma parceria com a Bolsa de Arte, do Rio de Janeiro, a poltrona Bonfim estará no leilão Design do Brasil, que acontecerá em Paris na PIASA. Além do móvel de Alfio Lisi, o leilão terá peças de Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues e Jorge Zalszupin. 

Leilão Design do Brasil
23 de junho de 2016 - 18h

PIASA
118 rue du Faubourg Saint-Honoré - Paris, França
Mais informações em http://goo.gl/56e9Kv 

Alfio Lisi
Tel. (19) 3571-6255, Leme, SP 

Contato Comercial
Agência de Design Vera Santiago
Fones: (11) 3081-4323 e 99285-9585
vera@agenciadedesign.com

Sobre Alfio Lisi: Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Bauru, SP, em 1994. No ano seguinte, abriu seu próprio escritório na cidade de Leme, onde desenvolve até hoje projetos de arquitetura, interiores, paisagismo e assina diversos tipos de móveis, de cadeiras e poltronas, a sofás, mesas, cabideiros e luminárias. Em 2002, fundou a Marcenaria Artífice, onde passou a fabricar as peças que ele mesmo desenha. O trabalho exímio com a madeira, entre outros materiais, e o resgate de tradições e culturas brasileiras renderam à Alfio o conhecimento nacional e internacional na área de design de produtos e os prêmios não demoraram a surgir. Levou a menção honrosa no Prêmio Planeta Casa, da Casa Claudia, em 2004, o Prêmio do Museu da Casa Brasileira em 2005, 2009 e 2013. Em 2006, foi selecionado para participar do renomado IF Award, em Frankfurt, na Alemanha, com o cabide Giro. Também venceu o Prêmio Salão Casa Brasil, em 2009, o Prêmio TOP XXI, em 2011, o Prêmio IF Design Award, em 2011, além do Prêmio Salão Design Casa Brasil, em 2013 e o MCB com a poltrona Sopro. Participou de importantes exposições, como a Art Rio 2014, no Rio de Janeiro, a Le Brésil rive gauche Le Bon Marché” 2013, em Paris, a mostra Brasil S/A 2012, em Milão, e as Bienais de Design de Curitiba e Belo Horizonte, em 2010 e 2012. Seus produtos estão à venda em lojas presentes nas principais capitais brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.