segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Profissionais explicam as tendências do décor masculino.

Os arquitetos Ieda Korman, Cristiane Schiavoni e dupla Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães afirmam que os homens deixam cada vez mais evidente suas preferências na decoração dos ambientes, prezam pelo bom gosto e a praticidade que está relacionada diretamente à sua rotina de vida.
 
Foi-se o tempo em que prevalecia a distância do homem para as questões ligadas à decoração e a ideia que ‘de qualquer jeito está bom’. Assim como na moda – seara onde também existia o distanciamento masculino com relação às tendências, gostos pessoais e melhores combinações, hoje em dia o homem faz questão de trazer suas características para os ambientes do lar.
 
Solteiro ou casado, os profissionais do décor são unânimes em afirmar que, em linhas gerais, o homem é adepto de um estilo mais prático, porém sem perder o charme. Para entender um pouco mais a concepção e o estilo masculino da decoração, os profissionais Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos, Cristiane Schiavoni, à frente do Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, e a dupla Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, do Manarelli Guimarães Arquitetura, destacam os principais pontos que encontram à frente dos projetos assinados para seus clientes: 
 
Cores, móveis e objetos decorativos

“Cada vez mais o homem dedica atenção aos detalhes e gosta de ressaltar o seu bom gosto”, explica o arquiteto Manarelli. No entanto, prima por uma decoração sóbria e elegante e sem excesso de informações. Com relação à paleta de cores, prevalece tons mais fechados como cinza, chumbo, preto, azul marinho, marrom ou café. “Seguindo essa linha, costumo eleger situações pontuais para investir em nuances de uma cor mais forte, mas sem exageros”, afirma Ieda.

 

No que tange à composição do mobiliário, o projeto para o morador destaca a utilização de menos móveis, que por sua vez recebem menos peças decorativas. Para o homem, vale destacar uma peça com referências, por exemplo. “A preferência sempre caminha para um décor sem tantos detalhes, mais limpos e sem tanta informação. Busco eliminar mesas de apoio e gosto de trabalhar verticalmente as paredes. Sempre opto por trabalhar peças maiores, como sofás mais amplos em detrimento a menores”, completa Cris Schiavoni.
 
 
 
As preferências masculinas
 

A forte presença da tecnologia também acompanha o décor masculino, que traz uma predisposição por projetos de automação e outros recursos que proporcionem praticidade para a vida cotidiana. “Entre nossos clientes, verificamos que há um importante apuração nessa escolha. Se o homem tem apreço recursos audiovisuais, certamente investirá nos melhores equipamentos para o home theater. A mesma coerência se aplica para a escolha da churrasqueira – se ele gostar de cozinhar – para a área gourmet”, conta Ana Paula, sócia na Manarelli Guimarães. 

 
 
Harmonia entre o casal

Nos tempos atuais, o homem passou a ter uma participação mais ativa nas decisões do casal. Ambos os profissionais – Ieda, Cristiane e os parceiros Thiago e Ana Paula – são unânimes em apontar que o segredo é a concordância entre as duas partes.

 
  

“Como arquiteto, nosso papel é promover o equilíbrio entre os gostos de cada um”, relata Cris Schiavoni. Como fiel da balança, a percepção do profissional é capaz de verificar as predileções e conciliar o que é importante para cada um. Experiente, Ieda Korman conta que a mulher costuma ter sua participação mais ativa nos ambientes íntimos da residência, enquanto na área de lazer o homem gosta de opinar mais. “É na área social que conseguimos trazer essa mescla entre os dois”, explica a arquiteta.

Entender o momento do cliente

Antes de iniciar a obra e a decoração, é fundamental compreender a fase de vida do morador para determinar o viés do projeto.

 
 
 
No caso de um homem solteiro, que acabou de sair da casa dos pais, é característico o desejo por ambientes mais modernos e com destaque para a área social, bar e televisão com grandes proporções. “Para esse perfil de cliente, o quarto pode ter dimensões reduzidas e, por isso, investimos em soluções para garantir o máximo de conforto”, relata Ieda Korman.

Para um cliente separado e com filhos, a decoração precisa contemplar uma estrutura mínima para as crianças, como um dormitório adaptado para o mundo infantil e uma cozinha apropriada para a alimentação em família. Já para um morador na terceira idade, como um viúvo, o décor precisa oferecer espaços para agregar os objetos que compões sua história de vida. 

Sobre a Korman Arquitetos:
Rua Groelândia, 1877, Jardim América, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3060-8313
www.kormanarquitetos.com.br
@kormanarquitetos

Sobre Manarelli Guimarães Arquitetura: Há 11 anos, os arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães comandam o escritório com sedes em São Paulo e Salvador. Como foco de trabalho, eles apostam na essência de viabilizar a arquitetura e a decoração dentro da personalidade e do modo de vida das pessoas. A linha inspiracional que compõe os ambientes carrega um mistura equilibrada de cores, detalhes e imprime os diferentes estilos de vida dos clientes. Ela nasce dos encontros casuais de conceitos que se formam a partir dos improváveis.
Em mais de uma década de trajetória, atuam em diversos Estados Brasileiros e no exterior com projetos executados nos Estados Unidos e Portugal.
www.mgarquitetos.com
Instagram: @manarelliguimaraesarquitetura
 
Sobre Cristiane Schiavoni: Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo-USP, Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de histórica, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado do São Paulo.
Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos clientes. Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.
www.cristianeschiavoni.com.br 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.