sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Faça você mesmo: uma penteadeira de pallet para chamar de sua
A arquiteta Gabi Aude ensina como montar a penteadeira para completar o décor do cantinho de maquiagem

Foto: Divulgação
Qual mulher nunca sonhou, mesmo que na infância, com uma penteadeira própria? Ainda mais iluminada, estilo camarim. Pensando nesse desejo e em como a hora da beleza e cuidados pessoais deve ser um momento querido, a arquiteta Gabi Aude, apresentadora do canal do YouTube Decorando com Gabi Aude, criou um projeto de faça-você-mesmo prático e fácil. Assim, o sonho da penteadeira fica mais próximo, cabe no bolso e ainda colabora com o meio ambiente, reaproveitando pallets. Confira:
Materiais:
⦁ 1 pallet grande
⦁ Chave de fenda
⦁ Martelo
⦁ Serra de mão OU serra tico tico
⦁ Pregos ou parafusos
⦁ Suporte de canto de metal, pequeno
⦁ Fita dupla face de fixação ultra forte
⦁ Espelho retangular
⦁ Lixa para madeira
⦁ Verniz marítimo incolor
⦁ Pincel
PASSO 1

Antes de tudo, é preciso retirar algumas partes do pallet, que serão reaproveitadas mais tarde. São os elementos que compõem as “costas” do objeto. Com uma chave de fenda e martelo, pressione a junção das ripas traseiras com os tocos que as conectam ao restante do pallet. Em seguida, retire também os tocos, guardando-os.
PASSO 2
 
Com o pallet já ‘limpo’, conte três ripas e passe a serra rente à terceira, resultando em duas peças longas.  Passe a serra também na “sobra” da segunda peça, eliminando rebarbas.
PASSO 3

Os tocos que foram guardados serão colocados na peça menor, de três ripas. Depois de colocados, pegue também as três ripas extraídas do pallet no início do processo e posicione-as sobre os tocos, seguindo o desenho das ripas fixas. Para conectar a madeira, aproveite os pregos já presentes no material, ou utilize parafusos.
PASSO 4

Lixe as duas peças de madeira para dar acabamento. Depois, use o pincel para passar o verniz marítimo incolor e deixe secar. O objetivo é manter a aparência original e mais rústica do pallet.
PASSO 5
 
Após a secagem do verniz, é hora de montar a penteadeira. A peça ‘gorda’ cumpre papel de suporte e prateleira do móvel. Alinhe-a com as costas da penteadeira – a peça com mais ripas, que separamos no passo 3. Para fixá-las, use os três suportes de canto nas superfícies que se encontram, parafusando um em cada ponta e outro no centro. Posicione um parafuso em cada lateral onde a peça de suporte se encontra com as costas do móvel.
PASSO 6
 
É hora de fixar o espelho. A posição pode ser medida a olho ou com régua. Cole quatro faixas da fita no pallet, retire a película que protege a dupla face e fixe o espelho com cuidado. Use estilete para dar acabamento, tirando as sobras de fita nas laterais do espelho.
PASSO 7

A penteadeira está quase pronta. O toque final é envolvê-la com um varal de luzes, criando aparência de penteadeira de camarim. Simples!
OPCIONAL
Além do verniz marítimo, é possível pintar a penteadeira para personaliza-la de acordo com o ambiente.
Confira o vídeo completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=iQwhLccNF4g
Sobre Gabi Aude
Com o lema “arquitetura e decoração acessível para todos”, a arquiteta Gabi Aude produz conteúdo focado no universo do faça-você-mesmo. Seu objetivo é dar dicas práticas e incentivar seus mais de 18 mil inscritos no canal a trazerem a própria identidade às suas casas, construindo seus móveis, pintando paredes e fazendo peças de decoração. Expert em DIY e projetos funcionais, a profissional passou também a colaborar em participações especiais com o programa É de Casa, durante as manhãs de sábado da TV Globo.
Decorando com Gabi Aude
@decorandocomgabiaude
Canal Decorando com Gabi Aude
contato@decorandocomgabiaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.