terça-feira, 28 de maio de 2019

Plantar Ideias assina o espaço VarandAR, destaque da 33ª CASACOR São Paulo.

Painéis de energia solar, mobiliário sustentável e materiais que captam o CO2 da atmosfera são alguns dos diferenciais do espaço elaborado pelos talentosos profissionais Luciana Pitombo e Felipe Stracci.

Foto: Sebastien AbraminMobiliário assinado por Felipe Stracci e Luciana Pitombo. Foto: Sebastien Abramin

“Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma... O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e o mundo espera de nós, um pouco mais de paciência”, são alguns dos versos eternizados na canção Paciência, composta e interpretada por Lenine. Com uma rotina cada vez mais.agitada, ter uma brecha para respirar e admirar o belo e o natural parece cada vez mais raro. Assim, o lar assume o contexto de um universo particular onde é possível relaxar, se enxergar como indivíduo, descobrir como lidar com o outro e como fazer diferença no mundo.

Foto: Sebastien Abramin

Inspirados no contemplar, os jovens arquitetos e designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci, do escritório Plantar Ideias, marcam presença na 33ª CASACOR SP e completam a terceira participação consecutiva na mostra que segue aberta ao público até 4 de agosto.

Com uma ocupação de 190 m², os profissionais batizaram o espaço como VarandAr, uma varanda ao ar livre, com destaque para o elemento Ar, que figura-se como uma ode ao belo, transmitido desde a simplicidade dos detalhes até a integração da modernidade proposta pelo tema Planeta Casa, que movimenta todos os ambientes da Casacor em 2019.

Foto: Sebastien Abramin

Desde a composição do mobiliário assinado pela Plantar Ideias, perfeito para a experimentação dos visitantes, ou mesmo pelo layout convidativo, que estimula a contemplação das espécies escolhidas a dedo, tudo revela o desejo dos profissionais de evidenciar a riqueza única da flora brasileira.

Aos olhares mais atentos dos apaixonados por plantas ou até dos curiosos que começam a observar a composição natural nas áreas externas, será possível identificar em canteiros e vasos espécies nativas, como bromélias, bambus e alguns tipos de xerófilas. Essas últimas são plantas que se adaptam facilmente em habitats secos, além de sobreviverem com pouca água, em especial a Zâmia do Deserto, que será lançada em breve no mercado nacional.
 
Para que seja possível admirar o paisagismo do VarandAr tanto durante o dia, como também ao anoitecer, a Plantar Ideias investiu na instalação de lâmpadas de led da Brilia, material que não esquenta e, por isso, não atrapalha o desenvolvimento das espécies. Com baixo consumo de energia e alta durabilidade, a escolha é livre de elementos poluentes e contaminantes, outro ponto que responde à atenção dedicada pelos profissionais da Plantar no tocante à sustentabilidade.

Painéis de energia solar dois em um: mobiliário que permite que o visitante descanse e ainda possa carregar seu celular. 

Foto: Sebastien Abramin
Foto: Sebastien Abramin

As grandes janelas do prédio das lojas do Jockey Club, que servem como moldura para o VarandAr da Plantar Ideias, dá acesso a um verdadeiro ‘pit stop para as pernas cansadas e celulares sem (ou quase) sem bateria dos visitantes que conferem as novidades da Casacor. Pensando nessa demanda, já que percorrer a mostra sem registrar imagens é quase sinônimo de não ir, Luciana e Felipe incluíram no projeto dois painéis de energia solar fotovoltaicos, da Mobimax, que foram acoplados em um mobiliário dois em um. Na qual na parte inferior está localizado o banco e as tomadas e, na parte superior está posicionado o painel que, ora estará na vertical recarregando-se com os raios solares, e ora na vertical compondo-se com o móvel. “O ambiente é um chamado para que o visitante possa sentar-se no banco e aproveitar as tomadas que posicionamos para a recarga dos smartphones da melhor forma: com energia limpa”, revela Felipe Stracci. 

“Uma varanda com cara de jardim”, é assim que Luciana e Felipe desejam que as pessoas se percebam ao adentrar no ambiente. A despeito do mobiliário, peças autorais, já consagradas na carreira da dupla e em eventos como a SP-Arte, integram o VarandAr, como o banco Tamanduá, produzido em aço inox e casinhas de pássaros, da linha Rufus Urbanos, feitas de concreto. Muito além de embelezar o espaço, a casinha faz jus a sua função de receber as aves que voam pelo céu da nossa grande metrópole e será acompanhada por abrigos e comedouros como um convite de boas-vindas à todas as espécies que pousarem para frequentar o espaço.

Foto: Sebastien Abramin
Poltronas e mesa da linha Trópicos na cor Coral. Foto: Sebastien Abramin

Mostrando a veia criativa da dupla, a Casacor será palco para apresentação da linha assinada por Luciana e Felipe: a Linha Trópicos, composta por mesas, cadeiras, poltronas e sofás. A linha tem como matéria-prima a fibra sintética de bananeira e o uso do concreto, que conta com agregados que captam o CO2 da atmosfera. 

“Queremos aguçar a curiosidade do público quanto ao conforto das peças. A fibra é um material incrível”, revela Luciana. A fibra sintética de bananeira é produzida de forma sustentável, tem alta durabilidade e resistência às intempéries climáticas. No caso de chuvas – haja vista as peças são concebidas para compor ambientes externos, em pouco tempo o assento está apto a sua função de sentar em decorrência do grande segredo de sua constituição: a ausência de espuma. 

Seguindo a versatilidade do material, a cadeira Cacho – outro destaque trazido para a CASACOR, foi desenvolvida pela Plantar a partir do tricô da fibra de bananeira em Coral, eleita pela Pantone como cor do ano. 

Para completar cada lounge, a dupla elaborou um composé com dois tapetes: um de fibra de bananeira e o outro com fibras sintéticas, da Cia das Fibras. Atentos à estação de outono e inverno que recebem o período da CASACOR, Luciana e Felipe desenvolveram lareiras lineares, com chapas de aço inox recortadas e que por sua vez receberam pedras vulcânicas para emitir o fogo. 

Cientes da importância das borboletas como polinizadoras das plantas no ecossistema, o ambiente também propõe uma reflexão sobre a relevância do inseto – admirado pelo colorido e pela majestosa beleza – mas que recebe pouca atenção. Para uma experiência natural e singela, os profissionais desenvolveram o Carrinho Borboletário, feito de alumínio e madeira cumaru. Durante o estudo das espécies para o jardim, a Plantar identificou que as borboletas são atraídas pelas pancs, dente de leão, alantana e o hibisco, que estarão no espaço. “Assim, decidimos homenageá-las, assim como nosso público, com a oportunidade de devotar sua contemplação ao voo delicado das borboletas”, finaliza Luciana.

Serviço:
CASACOR SÃO PAULO
De 28 de maio a 04 de agosto de 2019
Terça a sábado e feriados, das 12h às 21h
Domingo, das 12h às 20h
Jockey Club de São Paulo. Av. Lineu de Paula Machado, 875, São Paulo.

Sobre a Plantar Ideias: A Plantar Ideias é um estúdio de arquitetura e design urbano dos arquitetos e designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci. Suas criações são novas soluções para o exterior, carregadas de experiências e histórias que vem da natureza e se materializam em um design tropical para a vivência outdoor. A essência da marca se consiste em oferecer maior qualidade e criatividade para as áreas externas por meio de projetos de paisagismo e luminotécnicos em áreas verdes e interiores. 
Com o olhar urbano e a veia de design, os profissionais desenvolvem linhas de mobiliário de paisagem que se fundem com o olhar da metrópole. Em tão pouco tempo, já marcam presença em locais como o Parque do Ibirapuera, que conta com a peça Concretum. No portfólio da Plantar Ideias, destaque para a produção de peças que já foram reconhecidas como tendências ou finalistas em prêmios nacionais.
 
Plantar Ideias
contato@plantarideias.com.br 
(11) 4237-4237, São Paulo
 www.plantarideias.com.br
@plantarideias

Lista de Fornecedores:
Andra (material elétrico): www.andra.com.brBrilia (iluminação): www.brilia.comCia das Fibras (tapetes): www.ciadasfibras.com.brGuardian (vidro): www.guardianbrasil.com.br
JPompeo Botânica (plantas): www.jpompeo.comL’oeil (mobiliário e vasos): www.loeil.com.brLCZ Lareiras: www.lczlareiras.com.brLovato Móveis: www.lovatomoveis.com.brMobimax (painel solar): www.mobimax.com.brRoll.it Industrial - www.rollit.com.brSabor de Fazenda (panc): www.sabordefazenda.com.brStone Pré Fabricados Arquitetônicos: www.stone.ind.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Bjs.